Banca de DEFESA: ADRIANO MACEDO DOS SANTOS

DISCENTE: ADRIANO MACEDO DOS SANTOS

DATA: 14/02/2011

LOCAL: Auditório do Centro de Tecnologia

BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE GESTÃO APLICADA A UMA UNIDADE HOSPITALAR PRIVADA

Balanced Scorecard, gestão estratégica, desempenho, Unidades Hospitalares.

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia de Produção

O objetivo do estudo é avaliar o modelo de gestão do Balanced Scorecard para o desenvolvimento de um Mapa Estratégico, para o apoio da tomada de decisões no gerenciamento de operações das unidades de assistência médico-hospitalar. O presente trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido em um hospital privado no Estado do Rio Grande do Norte. Foram usados dados secundários e utilizados no estudo por se manterem de forma disponíveis na organização. Estes sendo para análise e colocação de informações complementares às propostas traduzidas como de efeito positivo na mudança do processo atualmente desenvolvido. A coleta de dados foi desenvolvida após a análise da revisão da literatura, e teve como juízo crítico de avaliação empregado pela seguinte Unidade. Conclui-se o trabalho na proposição de um mapa estratégico que eleva o retorno sobre investimento (perspectiva financeira), no item lucratividade e crescimento. Na busca da satisfação do cliente (perspectiva de cliente), que nada mais é do que já existe dentro da Unidade em estudo, precisando apenas ser organizado e alinhado com o quadro executivo e os demais colaboradores. Os quesitos competitividade, informação, inovação e tecnologia (perspectiva dos processos internos), foram indispensáveis para eliminar o retrabalho, desperdício e melhorar a automação. E por fim, o investimento e desenvolvimento de mecanismos de inovação, ampliam vantagem competitiva relevante nos processos para criação de valor, através da habilidade, atitude e conhecimento (perspectiva do aprendizado e crescimento). E como um dos resultados deste estudo foi desenvolvido um mapa estratégico, buscado no Balanced Scorecard, para apoio na tomada de decisões do gerenciamento de operações de uma Unidade Médico-Hospitalar.

Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo à Instituição - RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO - IFRN