Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA DIAS CORDEIRO - (Retificação)

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ANGELA DIAS CORDEIRO

DATA: 10/12/2010

HORA: 00:00

LOCAL: LAI/UFRN

TÍTULO:

RENDEIRAS DA VILA DE PONTA NEGRA: O ENSINO DA RENDA DE BILRO E DE DESENHO, COMO ALTERNATIVA DE CONTINUIDADE DE UMA TRADIÇÃO DE PRODUÇÃO ARTESANAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ergonomia, Renda de Bilro, Ensino-Aprendizagem


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia de Produção

RESUMO:

Apresentam-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do Núcleo de Produção Artesanal Rendeiras da Vila, localizado na Vila de Ponta Negra, Natal – RN. Diante do exposto, este trabalho objetivou analisar o desenvolvimento da Oficina de Renda de Bilro e da Oficina de desenho da renda de bilro e propor conteúdos e práticas do Ensino-Aprendizagem que comporiam um possível modelo de oficina Híbrida- Renda de bilro e desenho da Renda de Bilro.

A pesquisa fundamentou-se na AET (análise ergonômica do Trabalho), metodologia utilizada pela ergonomia que busca, “promover uma abordagem holística do trabalho, na qual considerações de ordem física, cognitiva, social, organizacional, ambiental e de outros aspectos relevantes devem ser levadas em conta”, assim como nos conceitos de Ensino-aprendizagem. (IEA – International Ergonomics Association).

Desta forma, seguiram-se algumas etapas da metodologia supracitada para o entendimento da atividade da Rendeira de Bilro, através de pesquisas bibliográfica e situadas da atividade. Os instrumentos de pesquisa utilizados para coleta dos dados compreendem em ações conversacionais, análises coletivas do trabalho, verbalizações espontâneas e provocadas. Como resultado foi observado que as adaptações realizadas no ensino-aprendizagem da Renda de Bilro para a realizações das oficinas práticas de Renda de Bilro e do Desenho da Renda tornaram-se um importante instrumento para a continuidade da tradição, pois estas atraíram novos aprendizes à arte-ofício e desta forma proporcionou-se a reativação de uma rede de atividades econômicas artesanais ligadas ao a produção da Renda de Bilro, tais como a produção de almofadas, bilros e cavaletes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 347896 - FRANCOISE DOMINIQUE VALERY
Presidente - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
Externo à Instituição - PAULO JOSÉ PEREIRA DOS SANTOS - NENHUMA
Interno - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 21/12/2010 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao