Banca de DEFESA: JULIANA DONATO DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JULIANA DONATO DE ALMEIDA

DATA: 17/12/2010

HORA: 10:00

LOCAL: LAE - Núcleo de Inovação Tecnológica

TÍTULO:

MODELAGEM SITUADA DE METODOLOGIA DA OFICINA DE DESENHO DE RENDA DE BILRO


PALAVRAS-CHAVES:

Ergonomia, Renda de bilros, Modelagem situada


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia de Produção

RESUMO:

O artesanato brasileiro retrata os costumes e tradições de mais de cinco séculos de história, sendo a forma de expressão mais usual de uma população que lida diariamente com matérias-primas simples e com as mãos habilidosas, as transforma em verdadeiras obras de arte. Neste contexto, observamos a renda de bilros, uma arte secular em processo de extinção na Vila de Ponta Negra em Natal-RN. Esta atividade foi um dos principais meios de geração de renda para algumas famílias da localidade, porém ao longo do tempo, houve o crescente desinteresse das novas gerações em aprender e praticar esta arte, em função da elevada demanda de tempo para produção e retorno financeiro insuficiente e não garantido.

Observou-se também a perda do domínio do produto, visto que as rendeiras não desenhavam mais novos moldes, o que representa uma grande dificuldade no desenvolvimento de novos produtos, limitando a capacidade de inovação e tornando as rendeiras dependentes de terceiros, que nem sempre conseguem representar no desenho do molde o produto idealizado. Além disso, a falta de domínio da etapa do desenho da renda também dificulta o processo de repasse da técnica de rendar para as aprendizes, já que estas têm uma maior dificuldade de ler os desenhos e posicionar os bilros no início de uma nova produção.

O presente projeto objetiva promover o resgate do domínio sobre o produto na produção da renda de bilro na Vila de Ponta Negra, através da concepção e implementação de uma metodologia de repasse das técnicas do desenho da renda no Núcleo de Produção Artesanal Rendeiras da Vila de Ponta Negra.

A concepção desta foi fundamentada na metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho- AET e nos conceitos da antropotecnologia e da tecnologia social. A análise ergonômica, por preconizar e efetivar a construção social e técnica mostrou-se fundamental para a modelagem situada da Oficina de Desenho, à medida que permitiu a construção de um dispositivo social participativo, envolvendo os grupos da comunidade receptora e o grupo externo de pesquisadores, num processo de construção sócio técnica.

Como resultado, observou-se que o repasse das técnicas do desenho dos moldes da renda de bilros veio a complementar o aprendizado da arte oficio, gerando soluções para promover a desenvolvimento sustentável do grupo de rendeiras, numa tentativa de diminuir os riscos de extinção eminente, e também contribuiu para reativar uma rede de atividades econômicas artesanais interligadas, tais como a produção de almofadas, bilros e cavaletes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298891 - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA
Externo à Instituição - MARIO CESAR RODRIGUEZ VIDAL - UFRJ
Interno - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 07/12/2010 10:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao