Banca de DEFESA: RICARDO TEIXEIRA GREGORIO ANDRADE

DISCENTE: RICARDO TEIXEIRA GREGORIO ANDRADE

DATA: 19/11/2010

LOCAL: Auditório do Setor IV

A PEGADA DE CARBONO COMO UM DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA MEDIÇÃO DA RESPONSABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL EMPRESARIAL

Pegada de Carbono, Indicadores de Sustentabilidade, Alterações Climáticas, Emissões de Gases Efeito Estufa (GEE).

GRANDE ÁREA: Engenharias

ÁREA: Engenharia de Produção

Como tendência contemporânea, se está constatando que o tema das alterações climáticas, já integralizado como preocupação da realidade política e econômica internacional, vem também adquirindo abrangência e repercussão nos setores industriais e empresariais de atuações regionais e locais. As empresas, em seu enquadramento no novo conceito de combate à mudança do clima, tem tomado algumas medidas na tentativa de minimizar os impactos das suas próprias emissões de Gases Efeito Estufa (GEE). Contudo, a grande maioria das ações de Responsabilidade Sócio-Ambiental Empresarial (RSE) quanto a essa temática referem-se apenas às emissões diretas dos principais processos produtivos empresariais. As emissões diretas são aquelas derivadas de um processo isolado, sem considerar as emissões dos processos upstream e downstream, as quais respondem pela a maior parte das emissões derivadas da existência de uma determinada empresa. Haja vista que o efeito estufa sobrevém de forma global, e que as emissões de GEE contribuem para as mudanças climáticas independentemente de sua origem, deve-se levar em consideração todo o ciclo de vida produtivo de produtos e processos, desde a energia investida na extração da matéria-prima e insumos necessários até energia investida na distribuição do produto final. Para se fazer isso, deve-se esquadrinhar todos os passos relevantes ao longo do ciclo de vida de um produto/processo produtivo, rastreando todas as atividades que emitam direta ou indiretamente GEE. O somatório dessas consiste justamente na Pegada de Carbono da empresa. A finalidade desse estudo é defender a relevância da Pegada de Carbono e viabilidade de adoção desta para ser usada como Indicador de Sustentabilidade na avaliação/mensuração da RSE. Escolhemos o setor administrativo para mensuração, justamente por não ser-lhe conferida nenhuma emissão em decorrência de seu funcionamento. Assim, o presente estudo compreende a quantificação e estudo de formas de minoração de parte da Pegada de Carbono da Unidade Sede da empresa Petrobras S.A. em Natal-RN.

Externo ao Programa - 350515 - ARISTOTELINO MONTEIRO FERREIRA
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE CATUNDA PINTO - UERN
Presidente - 1544970 - KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
Notícia cadastrada em: 29/10/2010 09:28