TESTE ABEPRO - EDIÇÃO DE OUTUBRO DE 2010


 

 

ABEPRO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 

EDITAL N.º 02/2010

 

TESTE ABEPRO - EDIÇÃO DE OUTUBRO DE 2010

 

A ABEPRO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - torna pública a abertura das inscrições para o Teste ABEPRO / Edição de Outubro de 2010, que constitui requisito parcial dos processos de seleção de cursos de pós-graduação em Engenharia de Produção e áreas afins. Poderão realizar o teste todas as pessoas interessadas em ingressar nos cursos de pós-graduação oferecidos pelas instituições vinculadas, como discriminado no item I.2 deste edital.

 

I. DISPOSIÇÕES GERAIS

1.       O Teste ABEPRO será realizado de acordo com as normas deste edital.

2.       O Teste ABEPRO será inicialmente utilizado nos processos de seleção dos seguintes programas de pós-graduação:

 

                UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

                Av. Rodrigo Octavio Jordão, 3000 - Bloco da Pós-Graduação

                Manaus - AM - CEP: 69.077-000

                Site: www.ft.ufam.edu.br/pep

                Email: nupep.ufam@gmail.com

                petrosf@ufam.edu.br - secretário

                Fone: (92) 3305-4632

                Data de realização das provas: 29 e 30 de outubro

 

UFF - Curso de Mestrado em Sistemas de Gestão

        Rua Passo da Pátria, 156 - sala 319 - Bloco E - Boa Viagem

        Latec Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios e Meio Ambiente.

Niterói - RJ - CEP: 24210-240

Site: www.mestrado-sg.com.br

Email: felipe@latec.uff.br

Fones: (21) 2629-5612 e 2629-5615

Data de realização das provas: 29 e 30 de outubro

  

PUC-PR - Curso de Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas

Rua Imaculada Conceição, 1155 - Parque Tecnológico - Bloco 3, 2º andar - Prado Velho

Curitiba - PR - CEP: 80215-901

Site: www.pucpr.br/ppgeps

Email: mestrado.ppgeps@pucpr.br

Fone: (41) 3271-1333

Data de realização das provas: 29 e 30 de outubro               

 

 

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PEP)

Caixa Postal 1551, Lagoa Nova

Centro de Tecnologia, Sala 48

Natal - RN - CEP: 59078-970

http://maps.google.com.br/maps/place?cid=12523360202996008062&q=pep ufrn&hl=pt-BR&cd=1&cad=src:pplink&ei=i1gWS-f_GoHwzAT4263oDA&sig2=kDDswpLIKoGZCc7JCW3RaQ

Site: www.posgraduacao.ufrn.br/pep

Email: pep.ufrn@gmail.com

Fone: (84) 3342-2403

Data de realização das provas: 28 e 29 de outubro

  

UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá - Programa de Pós- graduação em Engenharia de Produção

Av. BPS, 1303 - Bairro Pinheiro

Itajubá - MG - CEP: 37500-903           

Site: www.unifei.edu.br/prppg

Email: anderson@unifei.edu.br

Fone: (35) 3629-1208

Data de realização das provas: 29 e 30 de outubro

 

UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Av. Francisco Matarazzo, 612 Prédio C - 1º andar -Água Branca - São Paulo

- SP - CEP: 05.001-100

Site: www.uninove.br

Email: mestradoengenharia@uninove.br

Fone: (11) 3665-9355

Data de realização das provas: 28 e 29 de outubro

 

UFSCAR - Departamento de Engenharia de Produção

Rodovia Washington Luiz, KM 235 - Jd. Guanabara

São Carlos - SP - CEP: 13.565-905

Site: www.ppgep.dep.ufscar.br

Email: ppgep@dep.ufscar.br

Fone: (16) 3351-8239

Data de realização das provas: 28 e 29 de outubro

 

 

3.       A inscrição para o Teste ABEPRO é independente do processo de inscrição adotado pelos cursos de pós-graduação. Assim, os candidatos precisam também se inscrever diretamente no(s) curso(s) de seu interesse.

4.       O candidato deverá consultar os programas de pós-graduação sobre a validade do Teste.

5.       O Teste ABEPRO não garante vagas nos cursos; serve apenas como uma forma de classificação dos candidatos com base no resultado obtido nas provas que compõem o Teste. Cada curso é soberano na seleção dos seus candidatos e na forma de uso dos resultados do Teste ABEPRO. O Teste ABEPRO é, portanto, uma etapa do processo seletivo.

 

 

II. PROVAS QUE COMPÕEM O TESTE ABEPRO

1.       O Teste é composto por quatro provas: Português, Inglês, Raciocínio Lógico e Gestão da Produção.

2.       As provas de Português, Inglês e Raciocínio Lógico são compostas por 20 questões objetivas e a de Gestão da Produção contém 30 questões objetivas. Em todas as provas, as questões são de múltipla escolha e apresentam cinco alternativas de resposta identificadas de A a E. Somente uma das cinco alternativas de cada questão é correta.

3.       O conteúdo e a bibliografia para cada uma das provas são apresentados na seção VII deste edital.

 

 

III. INSCRIÇÃO

1.         A inscrição para o Teste ABEPRO / Edição de Outubro de 2010 somente poderá ser efetuada via Internet, pelo site www.abepro.org.br.

2.         As inscrições ficarão abertas das 16h do dia 16/08/2010 até às 16h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 18/10/2010.

3.         O valor da inscrição é de R$ 120,00 (cento e vinte reais). Em nenhuma hipótese, haverá: (a) isenção de pagamento da inscrição; (b) restituição do valor pago; ou (c) transferência para terceiros do valor pago pela inscrição. 

4.         A taxa de inscrição é única e exclusiva para cada edição do Teste ABEPRO. Para cada edição, deverá ser paga uma taxa de inscrição. 

5.         O pagamento da inscrição somente poderá ser efetuado via boleto bancário. O código de barras permite a quitação do boleto em qualquer banco, em caixas eletrônicos e pelo Internet Banking.

6.         Os candidatos que não efetuarem o pagamento do boleto até as 16h do dia 18/10/2010 não poderão participar da Edição de Outubro de 2010, apresentada no presente edital. 

7.         A inscrição somente será efetivada após a confirmação de pagamento pelo banco.

8.         A confirmação da inscrição será encaminhada, em até três dias após o pagamento, para o endereço de email que o candidato informou no momento da inscrição. Caso não a receba dentro do prazo de três dias, o candidato deverá entrar em contato pelo email teste@abepro.org.br.

9.         No formulário de inscrição, serão solicitados os seguintes dados: nome completo (sem abreviações), data de nascimento, nome da mãe, CPF, documento de identidade (a ser utilizado no dia da realização das provas), telefones (residencial, comercial e celular), emails (pessoal e comercial) e endereço postal. Esses dados serão utilizados única e exclusivamente para comunicação com o candidato e para divulgação junto aos cursos indicados pelo candidato no próprio formulário de inscrição.

10.      É obrigação do candidato manter atualizado todo o seu cadastro (principalmente o endereço de email), pois a comunicação entre a ABEPRO e os candidatos é realizada prioritariamente via correio eletrônico. 

11.      No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o local no qual deseja realizar as provas. Os cursos que aderiram ao Teste serão locais de aplicação (ver item I.2).

12.      No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o(s) curso(s) para o(s) qual(is) deseja enviar seus resultados (ver item I.2).

13.      Os portadores de necessidades especiais deverão indicar essa condição no formulário de inscrição online. Além disso, precisarão informar à ABEPRO, via email, sobre preparativos especiais necessários para que participem do Teste. Esses candidatos participarão do Teste em igualdade de condições com os demais no que se refere ao conteúdo e aos horários das provas.

14.      A mulher inscrita que tiver necessidade de amamentar durante a realização do Teste deverá levar um(a) acompanhante, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança. Haverá compensação do tempo de amamentação ao tempo da prova. Arranjos para tanto serão realizados in loco pelo fiscal de provas.

15.      A falta do envio das informações especificadas nos itens III.13 e III.14 implicará não preparação das provas nas condições especiais desejadas e a não disponibilização de locais especiais para a aplicação das provas, seja qual for o motivo alegado.

16.      O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.

17.      Durante a inscrição, o candidato deverá selecionar a data e o turno que deseja fazer a prova.

 

 

IV. COMUNICAÇÃO ENTRE ABEPRO E CANDIDATOS INSCRITOS

1.       A comunicação entre a ABEPRO e os candidatos inscritos será feita prioritariamente por correio eletrônico. O candidato inscrito que porventura não receber as devidas respostas via email deverá acompanhar as informações sobre a realização do Teste ABEPRO / Edição de Outubro de 2010, a partir de 16/08/2010, pelo site www.abepro.org.br ou poderá, em último caso, entrar em contato pelo telefone (21) 2533-4897, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (horário oficial de Brasília).

2.       O não recebimento, pelo candidato, de quaisquer das comunicações enviadas pela ABEPRO não o desobriga do dever de consultar as informações referentes à realização das provas, tais como data, horário e local, nos veículos estabelecidos neste edital. A ABEPRO não enviará comprovante de inscrição via correio.

 

 

V. REALIZAÇÃO DAS PROVAS DO TESTE ABEPRO      

1.       As provas serão realizadas exclusivamente na modalidade online, ou seja, via computadores conectados à Internet, sob a supervisão de fiscais.

2.       Os computadores estarão configurados especificamente para que os candidatos acessem somente o sistema que disponibilizará as provas. O acesso a outras ferramentas, como Excel, Word e calculadoras, bem como a email e sites, como Google, Cadê e Yahoo!, é proibido, estando os mesmos bloqueados ou não.

3.       As provas acontecerão nos dias 28/10/2010 (quinta-feira), 29/10/2010 (sexta-feira) e 30/10/2010 (sábado) em dois turnos: 1º turno - das 08h30min às 12h; 2º turno - das 14h às 17h30min (ambos no horário oficial de Brasília). A duração total para a realização das provas é de 3 horas e 20 minutos. O candidato deverá se apresentar no local do Teste com trinta minutos de antecedência.

4.       O candidato deverá optar somente por um dos dias e um dos turnos apresentados no item anterior para a realização da prova. A escolha do dia e turno bem como do local de realização das provas somente poderá ser feita após o recebimento do email com a confirmação do pagamento da taxa de inscrição. Será encaminhado um email com as instruções para acesso e escolha d o dia, turno e local de realização das provas, sendo as vagas preenchidas por ordem de inscrição.

5.       As provas serão aplicadas conforme os horários apresentados a seguir, lembrando que o candidato deverá optar somente por um dos dias e um dos turnos para a realização da prova. Não será permitida a participação em dois testes na mesma edição.

 

6.       A confirmação da data e as informações sobre horário e endereço dos locais de realização das provas serão divulgadas no site www.abrepro.org.br.

7.       Somente será permitida a realização das provas na data, no horário e no local selecionado pelo candidato dentre as opções constantes no site da ABEPRO.

8.       Não haverá segunda chamada. O inscrito não poderá alegar qualquer desconhecimento como justificativa de sua ausência. O não comparecimento ao Teste, por qualquer que seja o motivo, caracteriza desistência.

9.       É imprescindível o zelo pela pontualidade na aplicação. Contudo, no caso de problemas com rede elétrica e conexão com a Internet ou por qualquer outro motivo de força maior, poderá haver atraso no início das provas, desde que sob anuência do comitê do Teste ABEPRO. A eventual perda de tempo para execução da prova será compensada na reorganização da duração do intervalo.

10.    São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento nos horários determinados.

11.    Somente será admitido à sala de provas, o candidato devidamente inscrito que apresentar carteira e/ou cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Ministério das Relações Exteriores, Ordens ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valem como documento de identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou, ainda, Carteira Nacional de Habilitação com fotografia. Os documentos devem estar em perfeitas condições de modo a permitir, com clareza, a identificação do inscrito.

12.    Não serão aceitos como documentos de identidade: certidão de nascimento, título de eleitor, modelo antigo da carteira de motorista, carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. Não serão aceitos cópias de documento de identidade e protocolos de documento de identidade.

13.    Será permitido o uso de papel para rascunho, o qual será distribuído pelos fiscais.

14.    Durante a realização do Teste, não será permitida qualquer espécie de consulta ou empréstimo de material; tampouco será permitida a utilização de calculadoras.

15.    Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude de afastamento do inscrito da sala de Teste.

16.    Caso identifique, durante a realização da prova, quaisquer problemas com relação ao conteúdo de alguma questão e/ou alternativa de resposta, o inscrito poderá interpor recurso devidamente fundamentado até dois dias após a divulgação do gabarito oficial preliminar. Os questionamentos apontados serão analisados pela equipe de elaboradores da prova, juntamente com a ABEPRO. Pedidos de reconsideração sem justificativa específica para cada questão não serão contemplados.

 

 

VI. AUSÊNCIA E DESCLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS

1.       O inscrito que se dirigir ao local de prova e cujo nome não constar da lista de inscritos para o Teste deverá preencher um formulário, entregue pelo coordenador de aplicação, no qual responderá a algumas questões para que se identifique o motivo da ausência do seu nome na lista de inscritos.

2.       O inscrito que, ao preencher o "Formulário de candidatos que não constam na lista de presença", declarar que não efetuou a inscrição pelo site da ABEPRO e/ou não pagou a taxa de inscrição no valor de R$ 120,00, será impedido de realizar as provas.

3.       Será considerado ausente e imediatamente excluído do Teste o inscrito que:

3.1.     comparecer após o horário estabelecido;

3.2.     não comparecer ao local de realização das provas do Teste ABEPRO, seja qual for o motivo alegado;

3.3.     não apresentar o documento de identidade que o identifique, de acordo com a especificação prevista neste edital;

3.4.     ausentar-se da sala de Teste sem o acompanhamento do fiscal ou antes de decorrido 30 (trinta) minutos do início de um determinado bloco de provas.

4.       Será considerado desclassificado e imediatamente excluído do Teste o inscrito que:

4.1.     lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;

4.2.     for surpreendido em comunicação, observando ou copiando a prova ou as respostas de outro candidato ou utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos;

4.3.     fizer uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação, tais como: agenda eletrônica, relógio digital, telefone celular, pager, mp3, receptor, gravador, laptop e outros equipamentos similares (o inscrito que estiver portando quaisquer desses equipamentos deverá mantê-los desligados até a saída do local de aplicação);

4.4.     fizer uso de protetores auriculares;

4.5.     fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer outro meio que não o fornecido pelos fiscais de aplicação no dia de realização das provas;

4.6.     estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte;

4.7.     descumprir as instruções contidas no Caderno de Provas;

4.8.     perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos;

4.9.     burlar ou tentar burlar: (a) normas definidas neste edital, (b) instruções repassadas pela ABEPRO via email, (c) comunicados e instruções ao inscrito fornecidas previamente à realização das provas e (d) instruções constantes em cada prova;

4.10.  dispensar tratamento inadequado e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida na aplicação do Teste.

5. Se, após o Teste, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual ou grafológico, que um inscrito utilizou processos ilícitos, proceder-se-á à desclassificação do candidato, cujos resultados não serão gerados.

 

 

VII. PROGRAMA DAS PROVAS E BIBLIOGRAFIA

Relacionam-se, a seguir, o programa e as referências bibliográficas (apenas sugestiva) para as provas do Teste ABEPRO:

 

PORTUGUÊS

Programa:

1.     Compreensão e interpretação de textos escritos.

2.     Organização, desenvolvimento e relevância de ideias.

3.     Raciocínio lógico e analítico-inferencial.

4.     Identificação de diferentes registros e de seus respectivos aspectos prototípicos.

5.     Análise da língua em uso: formas, escolhas e significados.

6.     Compreensão de relações coesivas e de relações lógico-semânticas entre orações e entre elementos das orações.

7.     Aplicação de conceitos e ideias vinculados em um texto a outros textos e contextos.

8.     Níveis de linguagem.

9.     Figuras de linguagem.

Bibliografia sugerida

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4 ed. São Paulo: Ática, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

SAVIOLI, Francisco Platão; FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. 16 ed. São Paulo: Ática, 2000.

 

INGLÊS

Programa:

1.   Compreensão e interpretação de textos escritos em Língua Inglesa.

2.   Reconhecimento de elementos de coesão e coerência, bem como vocabulário e registro adequados aos gêneros.  

3.   Correção gramatical e lexical.

4.   Organização textual.

5.  Inferência e outras estratégias de leitura.

Bibliografia sugerida:

EDIGER, A. Reading connections high intermediate: skills and strategies for purposeful reading. Oxford University Press, 1999.

CAMBRIDGE PREPARATION FOR THE TOEFL TEST. Cambridge do Brasil, 2002.

COLLINS COBUILD ENGLISH GRAMMAR. INTERMEDIATE. Collins Cobuild, 2004.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO

Programa:

A prova de raciocínio lógico avalia a habilidade do candidato no entendimento, análise e conclusão sobre argumentações lógicas.

Bibliografia sugerida:

GMAT, The Official Guide for GMAT Quantitative Review.  Wiley - Blackwell Publishing, 2005.

GMAT, The Official Guide for GMAT  Review. Wiley - Blackwell Publishing.

The Princeton Review (2009). Cracking the GMAT with DVD.  Princeton Review. Publishing, 2005.

 

Gestão da Produção

Programa:

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002

 

VIII. RECURSOS

1. O gabarito preliminar será divulgado pela Internet, no endereço eletrônico www.abepro.org.br, no dia seguinte à ultima data de realização das provas.

2. O candidato que desejar interpor recursos contra o gabarito oficial preliminar disporá de um dia para fazê-lo, a contar das 9h até as 23h59min do dia de divulgação desse gabarito.

3. Para recorrer contra o gabarito oficial preliminar, o candidato deverá enviar os questionamentos para o e-mail teste@abepro.org.br. Cada pedido deverá conter apenas uma questão. No campo "assunto", deve constar a prova que está sendo contestada, o número da questão e o item.

4. O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Serão indeferidos todos os recursos sem justificativa específica para cada questão ou com justificativa inconsistente ou intempestiva.

5. Os questionamentos apontados serão analisados pela equipe de elaboradores da prova, juntamente com a ABEPRO.

6. Se a análise de recursos resultar em anulação de questão integrante de prova, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem ou não recorrido.

7. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou pleito contra gabarito oficial definitivo.

8. Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.

 

 

IX. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

1.       O resultado será divulgado pela Internet em até 5 (cinco) dias após a realização das provas. Para visualizá-lo, o candidato deverá acessar o site www.abepro.org.br. O resultado divulgado é calculado com peso 1 (um) para todas as provas.

2.       Os resultados dos candidatos serão disponibilizados para cada curso usuário, também no prazo de até 5 (cinco) dias após a realização das provas.

3.       O resultado é o número de questões acertadas pelos candidatos em cada uma das provas. O resultado geral compreenderá a soma dos acertos nas 4 (quatro) provas.

4.       Cada candidato poderá acessar o próprio resultado e imprimir o seu certificado. Basta acessar o site www.abepro.org.br e clicar na opção "Teste ABEPRO" e, em seguida, na opção "Resultados". Então lhe será solicitado que faça o login digitando CPF e senha.

5.       Não serão fornecidos aos candidatos quaisquer outros dados estatísticos, tais como número de candidatos inscritos, média e desvio-padrão, maior ou menor pontuação.

6.       Os cursos que aderiram ao Teste ABEPRO receberão os resultados e demais dados dos candidatos que indicaram seus respectivos programas no momento da inscrição.

 

 

X. DISPOSIÇÕES FINAIS

1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas contidas neste edital, nos comunicados e em outros documentos a serem publicados pela ABEPRO.

2. Os itens deste edital poderão sofrer modificações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a realização das provas para os cursos que aderiram ao Teste ABEPRO, para as turmas com início das aulas em março de 2011.

3. Enquanto estiver participando do Teste, o candidato deverá manter atualizado seu telefone e endereço de email e postal. Serão de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização dos seus próprios dados.

4. Os casos omissos serão resolvidos pela ABEPRO.

 

 

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2010.

 

 

 

 

Notícia cadastrada em: 13/08/2010 02:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao