Banca de DEFESA: PAULA GONCALVES SERAFINI

DISCENTE : PAULA GONCALVES SERAFINI
DATA : 06/05/2022
LOCAL: Remoto

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas Instituições de Ensino Superior: Iniciativas e Barreiras no Processo de Implementação

Instituições de Ensino Superior; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Agenda 2030;

As instituições de ensino superior (IES) são designadas como importantes atores no processo de alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030. Como agentes do conhecimento, as IES mantêm um papel crítico na colaboração para um mundo socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável. Como objetivo geral, essa dissertação visa compreender como os ODS e a Agenda 2030 estão sendo incorporados nas Instituições de Ensino Superior, analisando nas publicações e pesquisas as iniciativas, barreiras e experiências de universidades que estão se alinhando aos ODS e a Agenda 2030. À luz desse contexto, os objetivos específicos desse trabalho traz um compilado dos artigos publicados sobre a temática que procurou: i) compreender o papel das IES na implementação dos ODS, por meio de uma revisão sistemática da literatura, identificando estudos de casos de universidades que estão se alinhando ao tema; ii) identificar, por meio de um estudo bibliométrico, como os ODS estão sendo abordados nas publicações de teses e dissertações brasileiras; e, por fim iii) investigar como as universidades federais brasileiras estão incorporando e disseminando os ODS, destacando iniciativas exitosas que refletem o alinhamento com a Agenda 2030. A partir da adoção de uma revisão sistemática da literatura, de um estudo bibliométrico e uma pesquisa empírica com as universidades públicas federais foi possível reunir um grande balanço de resultados. Com essas análises consistiram em um primeiro esforço para levantamento e compartilhamento da situação das IES no que diz respeito ao conhecimento sobre a existência da Agenda 2030, sendo essa uma pesquisa que contribui para fomentar o diálogo e melhorar experiências que deveriam ser um norte para modificar essa realidade. Todos os estudos e análises indicam que ainda há uma trajetória a ser traçada, sobretudo em virtude das Instituições de Ensino Superior agirem por si só, sem uma coordenação efetiva de ações. Foi possível identificar ainda, a evolução temporal das pesquisas, as áreas e instituições que mais se destacam, bem como os ODS que vêm sendo mais abordados nas teses e dissertações, apontando que esse processo precisa ser mais impulsionado pelas instituições, estimulando os estudantes de mestrado e doutorado a refletirem de que maneira as suas pesquisas impactam e influenciam os ODS. Todos esses elementos e resultados foram estruturados em diferentes dimensões, fornecendo informações fundamentais sobre como as IES podem implementar os ODS e como os ODS contribuem no desenvolvimento dessas instituições, destacando o papel prioritário que a universidade adquire na concretização desses objetivos globais.

Externo à Instituição - ANA REGINA BEZERRA RIBEIRO
Externo ao Programa - 2329932 - JULIO FRANCISCO DANTAS DE REZENDE