Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIOLA BEZERRA DUTRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIOLA BEZERRA DUTRA
DATA : 01/09/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ANÁLISE DA COORDENAÇÃO DAS AÇÕES DE RESPOSTA À EMERGÊNCIAS DECORRENTES DE ACIDENTES NO TRANSPORTE RODOVIÁRIOS DE PRODUTOS PERIGOSOS (TRPP) EM VIAS URBANAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

acidente rodoviário, transporte rodoviário, produtos perigosos, plano de contingência, macroergonomia.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o país que tem a maior concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros entre as principais economias mundiais. Os acidentes envolvendo o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos (TRPP) apresentam sérios impactos ao meio ambiente, as populações lindeiras e também a infraestrutura rodoviária devido às propriedades químicas presentes nos materiais transportados, como inflamabilidade, toxicidade e corrosividade. Entende-se por produto perigoso aquele que está relacionado na Resolução Nº 420/2004 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e que representa risco para a saúde das pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente. Não bastasse a periculosidade do produto transportado, a baixa qualidade das rodovias brasileiras (buracos, mau estado de conservação, baixo potencial de drenagem de água da chuva, etc), o sistema de sinalização precário, a circulação de pedestres e animais, as condições climáticas e a precária segurança dos veículos constituem fatores adicionais de perigo para a ocorrência de acidentes. Perante as danosas consequências ambientais, sociais, patrimoniais e aos próprios ocupantes dos veículos,  que um possível acidente rodoviário, envolvendo o transporte de produtos perigosos, pode causar, faz-se necessário que haja um sistema de amparo a esse tipo de ocorrência a partir dos órgãos e autoridades responsáveis pelo trânsito, pela gestão ambiental e pelo socorro e resgate as vítimas. Um dos problemas que ocorre na ação de resposta a um acidente rodoviário com produtos perigosos, que pode agravar os danos materiais e humanos decorrente, é a frágil coordenação das ações entre os órgãos envolvidos, pois cada órgão acaba assumindo uma conduta própria, com precária ou nenhuma sinergia entre si. Acrescente-se o fato de que, antes, nunca ou raramente esses órgãos realizaram exercícios simulados para aperfeiçoarem a coordenação interorganizacional das ações. A resposta eficiente ao acidente depende de um plano de contingência adequado e da sua execução coordenada entre as equipes e instituições envolvidas, para aliviar o sofrimento das vítimas, conter o alastramento do impacto à população, ao meio ambiente e ao patrimônio e diminuir os danos materiais decorrentes.  Neste sentido, torna-se imprescindível o desenvolvimento de estudos do gerenciamento de riscos de desastre, no tocante à execução de planos de contingência para contenção de danos provocados por acidentes ou desastres. O presente trabalho tem como objetivo geral realizar um estudo do plano de ação de resposta à emergências para acidentes ou desastres que envolvem o TRPP no estado do RN, bem como analisar as soluções de contenção de danos de acidentes ou desastres dessa natureza, estudando a maneira pela qual se dá a coordenação da resposta a este tipo de ocorrência, pelo órgão da Polícia Rodoviária Federal (PRF), juntamente com  as demais entidades governamentais. Como objetivos específicos, o estudo examinará o histórico de acidentes rodoviários envolvendo o transporte rodoviário de produtos perigosos no estado do RN, fazendo um levantamento de quais tipos de produtos perigosos têm mais frequência de transporte no estado. Serão analisados os danos causados por esse tipo de acidente, as medidas de proteção e contenção adotadas em casos anteriores, avaliando se as legislações e medidas de segurança recomendadas estão sendo executadas de forma  adequada e eficaz. Por fim, o trabalho buscará propor medidas de melhoria na execução e coordenação do plano de ação de resposta para enfrentamento de acidentes envolvendo o TRPP, sugerindo melhorias no próprio plano e refinamento na execução e na coordenação de equipes da PRF e interorganizacional. A pesquisa a ser realizada é do tipo quantitativa e qualitativa, etnográfica e situada, inserindo-se no campo do conhecimento da Ergonomia, nas modalidades de produção e correção. Em relação à metodologia, a investigação será desenvolvida por meio de pesquisa documental de dados abertos disponibilizados pela PRF, relativos a  acidentes rodoviários envolvendo TRPP, ocorridos nos trechos urbanos no estado do RN das BR’s 101, 304 e 406 no período de 2007 a 2020. Também, será realizado um estudo de campo, utilizando-se técnicas observacionais e interacionais (ações conversacionais com os agentes que atuam na execução do plano de contingência) buscando identificar as variabilidades e os contrantes existentes  durante a execução dos planos de ação de resposta aos acidentes com TRPP, no que se refere à coordenação das ações e da sua efetividade. Esta pesquisa contribuirá teórica e metodologicamente para as áreas de Ergonomia e de Gerenciamento de Riscos de Desastres envolvendo transporte rodoviário de produtos perigosos. Do ponto de vista prático e social, contribuirá para o aperfeiçoamento da coordenação interorganizacional durante a execução do plano de ação de resposta para enfrentamento de acidente ou desastre com TRPP, de modo a minimizar os danos materiais, ambientais e humanos decorrentes destes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Interna - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Externa à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Notícia cadastrada em: 18/08/2021 15:11
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