Banca de QUALIFICAÇÃO: MONALISA DA SILVA GODEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONALISA DA SILVA GODEIRO
DATA : 23/06/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO DE UM PORTO INDÚSTRIA VERDE PARA SUPORTE AO SETOR EÓLICO OFFSHORE


PALAVRAS-CHAVES:

Energia eólica offshore; logística portuária; infraestrutura portuária; porto indústria; porto verde; framework conceitual.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

O uso de energias renováveis é um dos meios mais eficientes de compensar e realizar a neutralização de carbono no ambiente, como uma alternativa ao sistema energético tradicional. Nesse contexto, encontra-se como alternativa potencial a energia eólica offshore. Porém, o aerogerador a ser implantado no mar, evolui de forma acelerada, em termos de potência, dimensões e peso. Esse aumento nas dimensões e peso trouxe desafios no transporte e instalação dos componentes, uma vez que turbinas acima de 5 MW possuem restrições severas para o transporte por rodovias. Portanto, é necessário o suporte por meio de um porto, como elo entre as atividades terrestres e marítimas, adequado às atividades complexas de desenvolvimento e operação de parques eólicos offshore, de maneira que em sua área seja possível a fabricação dos grandes componentes, bem como suporte à instalação e O&M, pautado também em ações de sustentabilidade, por meio do conceito de porto indústria verde. O objetivo da pesquisa é identificar os fatores e características necessárias a um porto indústria verde para suporte ao setor eólico offshore, de modo que seja não só viável, mas também sustentável e que conduza ao desenvolvimento regional. O método de pesquisa envolve: i) a pesquisa teórica mediante a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), ii) pesquisa de campo com uso de estudo de casos com portos de Bremerhaven (Alemanha), Esbjerg (Dinamarca) e Hull (Reino Unido), como forma de identificar as boas práticas portuárias internacionais e iii) aplicação do método Delphi para validação dos fatores e características de um porto indústria verde com especialistas. A pesquisa teórica teve como principal produto a construção de um framework conceitual. Como resultados obteve-se 71 fatores que descrevem o que é necessário para a infraestrutura portuária, classificados em seis dimensões: características físicas, composta por 14 fatores descritos; layout portuário, no qual foram elencados 17 fatores de caracterização; conectividade portuária, no qual foram explorados 7 fatores; operação portuária, com 8 fatores; otimização de desempenho, com 14 fatores; e governança para a sustentabilidade, composta por 11 fatores observados. Além dos fatores, foram coletados os requisitos portuários presentes em relatórios técnicos e artigos. O estudo de casos teve como resultado a validação parcial dos fatores e características de infraestrutura que devem ser considerados em um porto indústria de suporte ao setor eólico offshore, por meio da análise de intercasos dos três portos também realizada. Está em andamento a pesquisa de campo para complementar o estudo de casos e os fatores identificados, bem como está em construção a validação dos fatores e características de um porto indústria verde, com uso do método Delphi.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Interna - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externo à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Notícia cadastrada em: 22/06/2021 11:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao