Banca de QUALIFICAÇÃO: JADSON FERREIRA JACOB

DISCENTE : JADSON FERREIRA JACOB
DATA : 22/10/2020
LOCAL: Vídeoconferência

MODELO DE ANÁLISE DE DECISÃO MULTICRITÉRIO APLICADO AO GERENCIAMENTO DE FILAS DE CIRURGIAS UROLÓGICAS: ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Urologia, cirurgia, MCDA, Otimização.

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que atua no trato urinário de homens e mulheres e no sistema reprodutor masculino. O médico urologista é responsável por tratar órgãos como rins, bexiga, uretra, ureter, testículos, pênis, próstata dentre outros. Existem diversos tipos de cirurgias envolvendo essa especialidade, desde as mais simples como vasectomia até as mais complicadas, como remoção de tumor e transplantes de órgãos. Para cirurgias urológicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, existe filas para realização dos procedimentos, gerando apreensão do paciente e até mesmo a evolução do quadro da doença devido à demora da cirurgia. Neste contexto, os gestores hospitalares devem buscar o uso eficiente de recursos e a satisfação do paciente com o menor custo. Entre essas preocupações, o tema intervenções cirúrgicas possui particular importância devido a sua representatividade nos custos operacionais hospitalares. Além disso, filas em hospitais públicos no Brasil não são incomuns, com grande concentração de pacientes e tempo de espera proibitivos nos vários setores, inclusive nos centros cirúrgicos. Nas cirurgias eletivas, quando não é necessário um procedimento de urgência e emergência, também ocorre a formação de filas. Nessas filas, um paciente com quadro menos grave pode aguardar pelo procedimento por vários anos, podendo ter complicações no seu quadro de saúde. No Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL, chega a haver mais de 2.000 pessoas em fila de cirurgia eletiva no ambulatório de urologia, e a espera pode durar por até dois anos para os casos mais simples. Esse quadro se agravou com a suspensão das cirurgias eletivas durante o período da pandemia do COVID-19. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral desenvolver um modelo de análise de decisão multicritério para o gerenciamento de filas de cirurgias urológicas de um hospital universitário. Como método de estudo, será realizado um estudo aplicado, descritivo, de pesquisa documental e estudo de caso. O estudo iniciará pela análise de casos na literatura de aplicação de técnicas de análise de decisão multicritério em ambientes cirúrgicos para seleção de pacientes, seguido de levantamento dos critérios atualmente utilizados no hospital e identificação dos atores do processo para estruturação do problema. Após a estruturação do problema serão identificados os principais objetivos e mensurados de acordo com critérios que serão norteadores para o desenvolvimento do modelo proposto. A seleção do método mais adequado será realizada após a estruturação do problema e a identificação do decisor. Espera-se ao final do estudo o desenvolvimento de um modelo que apoie os decisores a otimizarem a fila de cirurgias de urologia, visando transparência e agilidade em todos os procedimentos.

Externa à Instituição - EDUARDA ASFORA FREJ - UFPE
Externo ao Programa - 3328273 - IRAMI ARAUJO FILHO
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Presidente - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA