Banca de QUALIFICAÇÃO: EMANUEL MACEDO NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUEL MACEDO NETO
DATA : 25/09/2020
HORA: 17:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Avaliação técnica-econômica da aplicação de energia solar fotovoltaica em aeroportos: um estudo de caso no Aeroporto Internacional de Fortaleza.


PALAVRAS-CHAVES:

Aeroporto; Sistema fotovoltaico; Análise tecno-econômica; indicadores financeiros.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O Brasil possui um dos melhores recursos solares do mundo devido à alta radiação anual que chega no país, combinada com sua geografia, com seu clima e com outros aspectos fiscais que o tornam um local ideal para a implementação de diferentes projetos solares. Diante dessa realidade, este estudo apresenta uma análise de viabilidade técnica e econômica para implementação de usinas solares fotovoltaicas em aeroportos no Brasil, mais especificamente no Aeroporto Internacional de Fortaleza, objeto deste estudo de caso. Para análise técnica, serão avaliadas as condições geográficas da região onde se encontra o aeroporto bem como os aspectos de operação e de manutenção do sistema e da rede elétrica próxima a ele. Economicamente, o sistema PV será avaliado conforme indicadores financeiros com base em fluxo de caixa, descontado como Valor Presente Líquido (VPL), Período de Payback com Desconto (DPBP), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Índice de Rentabilidade (IR) e o Custo Nivelado de Eletricidade (LCOE). Além disso, uma análise de sensibilidade e uma distribuição de probabilidade do LCOE serão realizadas para avaliar possíveis impactos no valor do investimento e nos indicadores financeiros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2275732 - HERBERT RICARDO GARCIA VIANA
Externo à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 21/08/2020 19:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao