Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DE MEDEIROS DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO DE MEDEIROS DANTAS
DATA : 04/06/2019
HORA: 11:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

MÉTODOS PARA PREVISÃO DE DEMANDA APLICADA A MATERIAIS DE PERFURAÇÃO EM POÇOS TERRESTRES DE PETRÓLEO: RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ.


PALAVRAS-CHAVES:

Séries Temporais. Perfuração de Poços. Otimização. Estoques. Acurácia.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

O Brasil é o nono maior produtor mundial de petróleo. A previsão de demanda para perfurações de poços é de fundamental importância para manutenção dessa produção, uma vez que a aprovação de futuros projetos, bem como as compras de equipamentos de alta engenharia são pautadas nestas previsões. A literatura contempla diferentes técnicas para avaliação de acurácia de métodos de previsão. O objetivo deste trabalho é fazer uma comparação de métodos para previsão de demanda por meio dos indicadores: Média Percentual Absoluta do Erro (MAPE), Erro Médio Quadrátrico (MSE) e a Raíz Quadrada do Erro Médio Quadrático (RMSE). Os métodos de previsão considerados neste trabalho são: Médias Móveis (MM), Suavização Exponencial Simples (SES) e Holt-Winters (SHW), modelos Auto-Regressivos (ARIMA) e Croston. Busca-se otimizar a gestão dos materiais de poços de petróleo e terrestres no âmbito do Rio Grande do Norte e Ceará. Para tanto, as análises serão feitas via software R para o consumo mensal de materiais no Rio Grande do Norte e Ceará durante o período compreendido entre 2010 e 2018, referente à soma do consumo de 707 diferentes materiais. Como resultado, espera-se comparar o modelo atual de previsão de demanda às metodologias consagradas por meio dos indicadores supramencionados e identificar as abordagens mais adequadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Notícia cadastrada em: 29/05/2019 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao