Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA VALESSA PINHEIRO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA VALESSA PINHEIRO GOMES
DATA : 27/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

Como a Ciência de Dados pode influenciar na produtividade e eficiência de tribunais: estudo de caso no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.


PALAVRAS-CHAVES:

Taxa de Congestionamento; Eficiência; Ciência de Dados; Controle Estatístico do Processo; Séries Temporais.


PÁGINAS: 27
RESUMO:

O Poder Judiciário brasileiro possui desafios quando se trata de produtividade e eficiência, visto que ainda gera na sociedade percepção de que é moroso e ineficiente. Para enfrentar esta realidade, o Conselho Nacional de Justiça estabelece monitoramento de indicadores por parte dos tribunais, buscando impulsionar a celeridade processual e a satisfação do jurisdicionado. Com foco no comportamento do indicador Taxa de Congestionamento processual, que mensura a efetividade dos tribunais do país, este estudo possui como objetivo demonstrar a capacidade que a ciência de dados possui de influenciar a produtividade e eficiência. Esta pesquisa consiste em um estudo de caso no Tribunal de Justiça Estadual do Rio Grande do Norte, com a aplicação do controle estatístico do processo, identificando se o processo é estatisticamente estável e se está sob controle. Além disso, analisam-se os índices de capacidade do processo, diagnosticando se este é capaz de satisfazer as definições requeridas. Identifica-se, ainda, a possibilidade de aplicação do modelo de séries temporais, a partir da observação dos dados quanto à sazonalidade, tendência e autocorrelação. Ao fim desse estudo, espera-se desenvolver metodologia capaz de ser replicada em outras unidades e tribunais, e assim garantir que a qualidade do processo esteja em constante monitoramento, auxiliando no alcance de melhores resultados de eficiência.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1217007 - ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO
Presidente - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Interna - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 02/05/2019 12:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao