Banca de QUALIFICAÇÃO: WILKSON RICARDO SILVA CASTRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WILKSON RICARDO SILVA CASTRO
DATA : 23/04/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

MODELO DE APOIO A DECISÃO PARA O PROBLEMA DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS: UMA APLICAÇÃO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES (HUOL).


PALAVRAS-CHAVES:

Apoio a decisão; Equipamentos médicos; Saúde.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Existe ao redor do globo significativa preocupação no fornecimento de serviços de saúde com qualidade a população. Como reflexo disto, a Organização Mundial da Saúde estipulou como meta proporcionar acesso universal a 1 bilhão de pessoas até 2023. Além disso, em reunião da Organização das Nações Unidas de 2015, em Nova York, foi assinado acordo estabelecendo o acesso universal à saúde como uma das metas para o alcance do desenvolvimento sustentável. Para atingir tais objetivos e metas existe a necessidade de realizar investimentos, de modo que, frequentemente, as populações carentes não possuem aporte financeiro para efetuar esses investimentos em sua totalidade. Esse fato torna indispensáveis sistemas para prestação de serviços de cuidados com a saúde eficientes, eliminando todos os custos desnecessários. Dentre esses investimentos está incluso a aquisição de equipamentos médicos que auxiliam no tratamento e diagnóstico de patologias. Para exemplificar, o Brasil investiu em 2018 cerca de R$ 584 milhões na aquisição de equipamentos e materiais médicos permanentes. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um modelo híbrido de apoio à decisão para o problema de determinação da aquisição de equipamentos médico hospitalares permanentes. Como resultados deste trabalho a expectativa é auxiliar na utilização e priorização de recursos disponíveis de modo eficiente e dessa maneira contribuir para manutenção e aumento no nível de serviço ofertado. Esperasse também fornecer um processo estruturado, formal e transparente que auxilie a tomada de decisão nas futuras aquisições de equipamentos permanentes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Presidente - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 26/03/2019 15:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao