Banca de DEFESA: MARCELO BARBOSA DE OLIVEIRA

DISCENTE : MARCELO BARBOSA DE OLIVEIRA
DATA : 28/02/2019
LOCAL: Sala 222- CTEC

GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA CORRELAÇÃO COM INDICADORES DE QUALIDADE DE CURSOS: ESTUDO DOS CENTROS UNIVERSITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE.

Gestão do Conhecimento, Indicadores de qualidade; Ensino superior

O uso de indicadores organizacionais de qualidade passou a ser rotina dentro das empresas modernas, utilizados como fontes de apresentação de diferencias competitivos em relação aos concorrentes. Dentre esses indicadores, considerando o ensino superior no Brasil, destaca-se o CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia variáveis pertinentes a qualidade dos cursos superiores. Ferramentas e técnicas que apoiem a elevação desses indicadores devem ser valorizadas, e a Gestão do Conhecimento (GC) configura-se como tal, elevando o compartilhamento de informações e promovem a coletivização de conhecimentos e procedimentos organizacionais, fornecendo assim suporte para ações direcionadas à qualidade. Mesmo a GC sendo um tema em ênfase no campo de pesquisa, o seu estudo e aprofundamento no ambiente acadêmico de ensino superior ainda é insipiente, principalmente quando correlacionado com outros elementos ou critérios de avaliação de performance. Tomando por base esse cenário, esta dissertação tem como objetivos avaliar a existência de correlação linear entre os resultados do indicador de qualidade do MEC (Ministério da Educação e Cultura), CPC, com a percepção da ambiência da Gestão do Conhecimento em centros universitários do Rio Grande do Norte e analisar as respectivas ambiências da gestão do conhecimento. Para tanto, foi aplicado um questionário, modelo proposto por Terra (2000), onde foram avaliadas as percepções dos coordenadores de cursos, no tocante a ambiência da GC. Os resultados permitem a elaboração de análises e comparações entre as ambiências da GC dos centros, trabalhando essas comparações por cada uma das 7 dimensões abordadas pelo modelo. Esta dissertação vai além do universo acadêmico, passando a ser um instrumento onde os centros podem ajustar as suas práticas para elevar o uso da GC em seu ambiente organizacional.

Externo ao Programa - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Externa ao Programa - 1753455 - DINARA LESLYE MACEDO E SILVA CALAZANS
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Interno - 4859773 - RICARDO PIRES DE SOUZA