Banca de DEFESA: EDMON DARWICH NETO

DISCENTE : EDMON DARWICH NETO
DATA : 18/02/2019
LOCAL: Sala 222- CTEC

Sistema de Gestão da  Manutenção de Ativos: Desenvolvimento de Método de Implantação em uma Universidade Pública

Sistema de gestão da manutenção. Gestão de ativos. Manutenção preventiva. Indicadores de desempenho.

O aprimoramento das organizações e dos seus sistemas de gestão tem gerado diversas padronizações e processos de otimização em todo o mundo, e a gestão da manutenção acompanha essa tendência. O estudo e aplicação de um sistema de gestão da manutenção se faz necessário para aperfeiçoar a gestão de ativos de uma empresa ou instituição pública, utilizando ferramentas de gestão como indicadores de desempenho (KPIs) e um sistema computadorizado de gestão da manutenção (CMMS). Considerando esse cenário, esta dissertação tem como objetivo identificar e desenvolver boas práticas para implantação de um Sistema de Gestão da Manutenção (SGM) em uma universidade federal brasileira. Através da aplicação dos métodos propostos para a implementação do SGM, as melhores técnicas das áreas de gestão de ativos e facilities foram estudadas e implantadas. A metodologia de pesquisa-ação foi utilizada para avaliar a proposta de modelo de gestão durante o processo de implantação. Os resultados da aplicação dos procedimentos propostos estabeleceram novas condições operacionais na organização, através de cadastramento estruturado dos ativos da instituição,  utilização de novos indicadores de desempenho, criação de planos de manutenção preventiva, melhorias no fluxo de trabalho de ordens de serviço de manutenção e concepção de um software específico de gestão da manutenção. O estudo proporcionou o desenvolvimento e aplicação de um sistema de gerenciamento robusto, e sua replicação futura em outras organizações é esperada.

Presidente - 2275732 - HERBERT RICARDO GARCIA VIANA
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ