Banca de DEFESA: WALLACE GIOVANNI RODRIGUES DO VALLE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLACE GIOVANNI RODRIGUES DO VALLE
DATA : 21/01/2019
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TRANSMISSORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL:  UMA ABORDAGEM DA TEORIA DOS JOGOS EM UM SISTEMA COM ESTRUTURA EM REDE.


PALAVRAS-CHAVES:

DEA. DEA em redes. Transmissão de energia elétrica. Teoria dos jogos.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de avaliação de eficiência justo para transmissoras de energia elétrica no Brasil. A atenção a esse segmento se deve, principalmente, a sua participação na maior parcela dos custos envolvidos para definição do valor da tarifa de energia elétrica e à grande extensão territorial que, juntamente com as divergências regionais, tornam o processo como um todo bastante delicado. O sistema de transmissão de energia no Brasil, de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), adota o modelo o revenue-cap (RC) para regulação baseada em incentivos. Para isso, dentre outros fatores, realiza-se uma análise de desempenho das empresas responsáveis por transmitir energia. O estudo de benchmarking é, então, aplicado por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), com retornos não decrescentes de escala (NDRS). Nesta pesquisa, executou-se uma busca sistematizada na literatura acadêmica que engloba a aplicação do DEA, e modelos adjacentes, no segmento de transmissão de energia elétrica. Os trabalhos sistematizados apresentam diferentes vertentes em suas modelagens e abordagem do problema. O modelo de avaliação que esta pesquisa adota é o DEA com estrutura em redes de dois estágios, em que o conjunto de variáveis é responsável por explanar a eficiência operacional (estágio 1) e financeira (estágio 2). Considerando possíveis flexibilidades e incertezas inerentes aos modelos de rede, emprega-se também, separadamente, o jogo de barganha de Nash e o jogo não-cooperativo de Stackelberg, para garantir a unicidade da eficiência ótima por estágio. Realiza-se, ainda, uma representação bidimensional dos resultados, a fim de observar graficamente o comportamento das DMUs diante da fronteira de eficiência global e dos estágios. O método adotado produziu uma análise de desempenho satisfatória que pode servir de parâmetro para regulação tarifária das transmissoras de energia elétrica do Brasil. Portanto, o modelo proposto é capaz de fornecer direcionamentos estratégicos para a regulação tarifária, tanto na perspectiva das empresas transmissoras quanto da agência reguladora, beneficiando, assim, a sociedade consumidora de modo geral.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO DE JESUS MARTINHON - UFF
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DANTAS DE ASSUNCAO - IFRN
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 18/10/2018 09:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao