Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLACE GIOVANNI RODRIGUES DO VALLE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALLACE GIOVANNI RODRIGUES DO VALLE
DATA : 15/06/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE TRANSMISSORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL:  UMA ABORDAGEM DA TEORIA DOS JOGOS EM UM SISTEMA COM ESTRUTURA EM REDE.


PALAVRAS-CHAVES:

DEA. DEA em redes. Transmissão de energia elétrica. Teoria dos jogos.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de avaliação de eficiência justo para transmissoras de energia elétrica no Brasil. A atenção a esse segmento se deve, principalmente, à sua grande participação nos custos envolvidos para definição do valor da tarifa de energia elétrica, além da grande extensão territorial, tornando o processo como um todo bastante delicado. O sistema de transmissão de energia no Brasil, de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), adota o modelo o revenue-cap (RC) para regulação baseada em incentivos. Para isso, dentre outros fatores, realiza-se uma análise de desempenho das empresas responsáveis por transmitir energia. O estudo de benchmarking é, então, aplicado por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), com retornos não decrescentes de escala (NDRS). Nesta pesquisa, executou-se uma busca sistematizada na literatura acadêmica que engloba a aplicação do DEA, e modelos adjacentes, no segmento de transmissão de energia elétrica. Os trabalhos sistematizados apresentam diferentes vertentes em suas modelagens e abordagem do problema. O modelo de avaliação que esta pesquisa adota é o DEA com estrutura em redes de dois estágios, em que o conjunto de variáveis são responsáveis por explanar a eficiência operacional (estágio 1) e financeira (estágio 2). Considerando possíveis flexibilidades e incertezas inerentes aos modelos de rede, emprega-se também, separadamente, o jogo de barganha de Nash e o jogo não-cooperativo de Stackelberg para garantir a unicidade da eficiência ótima por estágio. Espera-se que a abordagem a ser adotada aperfeiçoe a prática da análise de desempenho das transmissoras, tanto na perspectiva das empresas quanto da agência reguladora, beneficiando, assim, a sociedade consumidora de modo geral. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - MARCUS VINICIUS DANTAS DE ASSUNCAO - IFRN
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 12/06/2018 09:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao