Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA ANALIA FAGUNDES DA SILVA PERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JÉSSICA ANALIA FAGUNDES DA SILVA PERREIRA
DATA : 04/06/2018
HORA: 13:30
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

Determinantes do comprometimento organizacional: um estudo com os docentes da pós-graduação em engenharia de produção do Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Comprometimento organizacional; docentes; condições oferecidas pelas IES; relacionamento entre pares; reponsabilidade pessoal; reconhecimento; remuneração.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

O comprometimento organizacional está relacionado as interações existentes entre os trabalhadores e as organizações. É considerado uma resposta aos fatores que envolvem as relações laborais. E está presente em todos os setores de atuação no mercado, sendo considerado muito influente para a vantagem competitiva das organizações. Portanto, é notável a crescente importância que vem sendo dado ao tema nas últimas décadas. Inclusive na área acadêmica, tendo em vista a grande importância da área para a sociedade. Assim como nas organizações dos diversos setores, para as instituições de ensino, é um desafio e uma vantagem ter funcionários comprometidos. Em vistas disto a presente pesquisa tem como objetivo geral elaborar um modelo que identifique as relações dos fatores determinantes do comprometimento organizacional dos docentes. A revisão da literatura explana sobre o comprometimento organizacional, as principais abordagens do comprometimento organizacional, as condições oferecidas pelas IES, responsabilidade entre os pares, responsabilidade pessoal, reconhecimento e remuneração. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, que utilizará um survey como instrumento de coleta de dados, que será aplicado a nível nacional, com todos os docentes da pós-graduação em engenharia de produção do Brasil. A análise dos dados utilizará modelagem de equações estruturais e para tratar os dados e gerar os resultados necessários para realizar as análises, será utilizado o software Smart Pls. Espera-se com o final desta pesquisa conhecer os determinantes do comprometimento organizacional dos docentes. Como também, compreender as características e necessidades dessa classe trabalhadora, em relação ao seu ambiente de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1723208 - CILIANA REGINA COLOMBO
Presidente - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Interno - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo à Instituição - RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO - IFRN
Notícia cadastrada em: 28/05/2018 16:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao