Banca de DEFESA: ALICE DE CASTRO CANELA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALICE DE CASTRO CANELA
DATA : 30/04/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

APROVEITAMENTO DE MATÉRIA-PRIMA NAS INDÚSTRIAS PESQUEIRAS DO RIO GRANDE DO NORTE: ESTUDO DE MÚLTIPLOS CASOS COM BASE NA PRODUÇÃO MAIS LIMPA.


PALAVRAS-CHAVES:

Indústria Pesqueira; Resíduos do Pescado; Produção Mais Limpa; Gestão Ambiental; Desenvolvimento Sustentável


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Dentro de um contexto industrial econômico, o processo produtivo sempre esteve atrelado ao consumismo até os dias de hoje. Na indústria do pescado isso não é diferente, a matéria-prima não é utilizada integralmente, sendo boa parte desperdiçada, causando um prejuízo ambiental e econômico. Sabe-se através de dados de outros estudos que aproximadamente 20% da matéria-prima é de carne comestível, e o que sobra são resíduos como vísceras, cabeças, espinhas, pele e escamas, não são aproveitados, podendo ser descartados de maneira incorreta, podendo causar sérios problemas ambientais como poluição dos recursos hídricos, solo e ar. Com isso, se faz necessário que as indústrias pesqueiras adotem técnicas preventivas, como a Produção Mais Limpa no setor industrial, nos processos produtivos, nos produtos e serviços, atuando na indústria alimentícia do pescado como forma de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas e não geração, minimização ou reciclagem dos resíduos. Desta maneira, o objetivo principal deste estudo foi identificar, dentro dos 3 níveis da Produção Mais Limpa, o melhor aproveitamento da matéria-prima nas indústrias de beneficiamento de pescado do estado do Rio Grande do Norte. Com base em atingir este objetivo do estudo, foram realizadas pesquisas quantitativas e qualitativas de múltiplos casos, em três diferente industrias de pescado do estado, utilizando como orientação o manual de implementação da CNTL e o guia da Produção Mais Limpa: “Faça Você Mesmo” da CEBDS, tendo como meta calcular os balanços de massa e de energia, para avaliar processos e produtos nas indústrias de pescado, objeto do estudo. Além disso, foram oferecidas propostas de aproveitamento para resíduos industriais gerados, para cada indústria, abordando os níveis 1, 2 e 3 da Produção Mais Limpa. Como resultado, na indústria 1, existe três tipos de beneficiamento, sendo o descabeçamento e o descasque de camarão os que geram mais resíduos. Já a indústria 2 apresentou diferenciação na quantidade de resíduos, sendo o filé de peixe, para todos os processos executados na indústria, aquele em o porcentual de perda de matéria-prima é o maior; e a indústria 3 gera pouco resíduo quando comparado com as outras duas indústrias estudadas, mas é a que menos valoriza o potencial da matéria-prima capturada. Conclusão de que o presente trabalho além de ter incrementado as pesquisas científicas, com o estudo e aproveitamento dos resíduos do pescado, que ainda é pouco estudado, ainda propôs dentro dos três níveis da PML a minimização e o uso destes resíduos, evitando a degradação ambiental e fomentado outras formas de economia. O trabalho não teve como objetivo implementar de fato a PML nas indústrias pesqueiras, ficando como proposta para os trabalhos futuros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1723208 - CILIANA REGINA COLOMBO
Externo à Instituição - LEONARDO PIVÔTTO NICODEMO - IFRN
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Externo ao Programa - 1731709 - RODRIGO ANTONIO PONCE DE LEON FERREIRA DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 18/04/2018 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao