Banca de QUALIFICAÇÃO: LELAYNE DE ARAÚJO DUTRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LELAYNE DE ARAÚJO DUTRA
DATA : 26/04/2018
HORA: 10:30
LOCAL: Sala 222- CTEC
TÍTULO:

A RELAÇÃO DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NA FORMAÇÃO DA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DOS DISCENTES DAS IES BRASILEIRAS: um estudo com empresários juniores utilizando a modelagem de equações estruturais.


PALAVRAS-CHAVES:

Intenção Empreendedora. Empreendedorismo Acadêmico. Empresa Júnior. Teoria do Comportamento Planejado. Educação Empreendedora.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O ensino superior é universalmente reconhecido como um pilar chave na construção das novas economias do conhecimento. No entanto, a universidade brasileira, de forma geral, não explora o seu potencial de inspirar e estimular a ambição e inovação nos empreendedores universitários. À luz dessa perspectiva, tem-se que 56% dos alunos empreendedores acreditam que iniciativas de empreendedorismo são essenciais para prepará-los, mas somente 38,78% das universidades, em média, oferecem essas oportunidades, e desses, o maior percentual, 33,1%, corresponde a presença de algum tipo de organização estudantil voltada para pequenos negócios, em que se encaixa a Empresa Júnior. Buscando, assim, contribuir para o desenvolvimento e expansão dessa atividade, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como se comporta a intenção empreendedora dos universitários brasileiros ligados à empresa júnior, por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). O ferramental teórico está centrado nos temas intenção empreendedora e empreendedorismo acadêmico além da contextualização da Teoria do Comportamento Planejado (TPB). Quanto a metodologia empregada, a pesquisa se caracteriza como aplicada com abordagem quantitativa e o método baseia-se na MEE. A coleta de dados terá abrangência nacional e será realizada online através de uma survey. Para análise dos dados, será utilizado o software Smart PLS, versão 2.0, com as técnicas da MEE a fim de testar as hipóteses do modelo com as variáveis que afetam a intenção empreendedora. Espera-se, com os resultados, verificar se o modelo da TPB é adequado para avaliar a intenção empreendedora dos alunos de EJ  bem como o impacto da educação para o empreendedorismo nas intenções empreendedoras, com implicações para as universidades e também nos decisores políticos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo à Instituição - RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO - IFRN
Notícia cadastrada em: 09/04/2018 10:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao