Banca de DEFESA: HÁLISON FERNANDES BEZERRA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HÁLISON FERNANDES BEZERRA DANTAS
DATA : 28/02/2018
HORA: 16:30
LOCAL: Sala D1-A
TÍTULO:

Avaliação da eficiência operacional dos sistemas de abastecimento de água dos municípios do Rio Grande do Norte: uma aplicação do modelo dinâmico da Análise Envoltória de Dados.


PALAVRAS-CHAVES:

Recursos hídricos. Água. Dynamic Data Envelopment Analysis. DEA.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O objetivo deste trabalho é propor um modelo para avaliar o sistema de abastecimento de água dos municípios potiguares, que são atendidos pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), na gestão operacional dos recursos hídricos em anos de estiagem (2010-2015) por meio de uma modelagem dinâmica. O cenário de insustentabilidade, observado nas reservas de água, é resultado da falta de conscientização e do uso desenfreado dos recursos hídricos. O crescimento populacional e as mudanças climáticas agravam, ainda mais, este cenário. Os efeitos negativos da falta de água estão presentes em todo o território nacional, sobretudo na região semiárida, onde os impactos são observados de forma mais acentuada. Assim, será utilizado o modelo Dinâmico da Analise Envoltória de Dados para avaliar o contexto apresentado durante uma janela temporal de 5 anos e mensurar o potencial das perdas como fontes de ineficiência. A amostra contempla 155 munícipios de todas as mesorregiões do estado. A modelagem adotada considera 1 variáveil de input, 2 variáveis de output e 1 carry-over para representar a realidade. Os dados necessários para condução deste trabalho foram obtidos por meio de consultas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Ao término do trabalho, foi possível observar que os sistemas de abastecimento estudados operam, em sua grande maioria, de forma ineficiente. Apenas 6% dos municípios obtiveram escores máximos na análise global. Embora o desempenho das mesorregiões também não seja satisfatório, os municípios da mesorregião central potiguar obtiveram melhores resultados, sobretudo no ano de 2013. Por fim, foi possível constatar o potencial negativo das perdas de água e como esta variável compromete a sustentabilidade do atual sistema de abastecimento das cidades do Estado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2413052 - ANNE EMILIA COSTA CARVALHO
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - JOSÉ MAYRTON FIGUEIREDO DE FRANÇA - UERN
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 26/01/2018 11:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao