Banca de QUALIFICAÇÃO: HILDELANA FERREIRA DE MIRANDA PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HILDELANA FERREIRA DE MIRANDA PAIVA
DATA : 02/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala D1-A
TÍTULO:

Impacto de Variáveis Meteorológicas na Ocorrência de Doenças Transmitidas pelo Mosquito Aedes aegypti em Natal-RN


PALAVRAS-CHAVES:

Modelos Climáticos, Modelo Dinâmico Populacional, Predição, Variáveis Meteorológicas, WRF (Weather Research and Forecasting)


PÁGINAS: 30
RESUMO:

Uma das preocupações principais da saúde pública está no aumento de casos de doenças relacionadas ao Aedes aegypti, que é o principal vetor para a chikungunya, dengue e zika. Modelos que dimensionam sua propagação podem direcionar eficazmente políticas de controle e de prevenção a tais doenças. Sabendo-se que a população de Aedes aegypti possui uma forte dependência do ambiente, torna-se essencial utilizar técnicas que auxiliem encontrar modelos que permitam uma previsão adequada de tempo e clima. Frente ao exposto, este trabalho objetiva identificar quais variáveis meteorológicas influenciam a ocorrência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Natal-RN. O método proposto consiste em analisar séries históricas de dados de casos das doenças infecciosas mencionadas anteriormente em relação a dados meteorológicos da cidade de Natal através de correlação cruzada. Com a identificação das variáveis mais influentes, busca-se propor parametrizações adequadas, por meio de técnicas de planejamento e análise de experimentos, para a modelagem e previsão dessas variáveis utilizando o modelo Weather Research and Forecasting (WRF) para a região em estudo.  Resultados da pesquisa servem de subsídio para alinhar políticas de controle e de prevenção com as características locais e, assim, ser mais eficiente em reduzir o número de casos de doenças infecciosas causadas pelo Aedes aegypti.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Externo ao Programa - 320597 - PAULO SERGIO LUCIO
Notícia cadastrada em: 31/05/2017 07:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao