Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍRA LUCIANO SIDRIM

DISCENTE : MAÍRA LUCIANO SIDRIM
DATA : 31/05/2017
LOCAL: Sala 222- CTEC

Modelo para avaliação e monitoramento da qualidade de ambientes virtuais de aprendizagem - AVA

Educação à Distância, Gestão de Qualidade, Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

A modalidade de Educação à Distância registrou um crescimento significativo nos últimos anos e, consequentemente, o atual cenário está propício para a disseminação de cursos e plataformas. O momento exige um refinamento dos mecanismos de avaliação da qualidade dos cursos e de plataformas intuitivas de Educação a Distância. Nesse cenário, o AVASUS - Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde - tem como objetivo qualificar a formação de profissionais e estudantes, a gestão e a assistência no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o conhecimento integrado e acessível em educação para a saúde. Diante dessa problemática, o objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo de avaliação e monitoramento da qualidade, legitimidade e reciprocidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA e aplica-lo no AVASUS. Para isso, serão realizadas as seguintes etapas: mapeamento dos processos desde a produção de conteúdos até a inserção de cursos no AVASUS, análise comparativa entre os indicadores de desempenho utilizados no AVASUS e os indicadores levantados na literatura, identificação dos principais indicadores para cada etapa do processo, desenvolvimento do modelo de avaliação e monitoramento da qualidade, legitimidade e reciprocidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA e aplicação do modelo no AVASUS. A realização desta pesquisa trará impactos positivos como: otimização do controle de qualidade de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA, melhorias na aprendizagem dos alunos, além de reduzir uma lacuna acadêmica acerca desse tema na literatura.

Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Externo à Instituição - JOSE MACEDO FIRMINO FILHO - IFRN