Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ AILTON DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ AILTON DA SILVA JUNIOR
DATA : 31/05/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala D1-A
TÍTULO:

Modelo de avaliação da Estratégia de Operações para Pequenas e Médias empresas de Natal/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Pequenas e médias empresas, Estratégia de produção, Diagnóstico.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

É alta a relevância das pequenas e médias empresas no atual cenário socioeconômico brasileiro. Como importante fonte de empregos ou arrecadação de impostos, as pequenas empresas são, também, responsáveis por uma boa parcela da produção nacional. Apesar disso, as pequenas e médias empresas brasileiras apresentam-se pouco inclinadas à inovação empresarial, limitando-se a copiar ou importar tecnologias e formas de gestão de grandes corporações estrangeiras que pouco se adequam à sua realidade.

Estudos realizados pelas organizações empresariais indicam que o conhecimento do negócio e ausência de conhecimentos técnicos de gestão figuram entre os principais riscos registrados entre as micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte, e, de maneira geral, os modelos de gestão e estratégia disponíveis nas literaturas de negócios e na acadêmica são predominantemente focados em grandes empresas e corporações. Há também uma opinião estabelecida de que as pequenas empresas não seguem uma estratégia formal.

A importância deste segmento pode ser traduzida, para o Estado do Rio Grande do Norte - RN, através da arrecadação, geração de produção e renda, além de impacto expressivo na geração de empregos para a população. Segundo o SEBRAE mais de 95% das empresas formais geram cerca de 52% dos empregos formais e 27% do Produto Interno Bruto do país, e no Rio Grande do Norte, esse segmento repassou R$ 184,7 milhões para os cofres públicos.

Dada a importância das PME, no contexto regional e nacional, o presente trabalho visa a formulação de uma ferramenta que avalie e aponte formas de gestão estratégica e de operações mais compatíveis com as necessidades reais presentes neste tipo de empresas. Esta ferramenta analisará diferenciais competitivos por meio da avaliação de como sua área de operações pode trazer diferencial em seu produto ou serviço.

A metodologia do trabalho assume uma abordagem empírica e tem o caráter exploratório-descritivo; pois busca conhecer e estudar assuntos pouco abordados nas pesquisas relacionadas com entre estratégia de operações e pequenas e médias empresas, aumentando o conhecimento sobre o tema de pesquisa em estudo; e é descritivo porque procura entender e mostrar como funciona determinado fenômeno ou comunidade. No caso específico deste trabalho, ao final se procurará descrever o diagnóstico de estratégias de operações nas Pequenas e Médias Empresas.

O procedimento da pesquisa será conduzido em cinco etapas. A primeira consiste na revisão bibliográfica de modelos de estratégia de operações existentes e estudos de caso de suas aplicações em Pequenas e Médias Empresas. A segunda parte é a análise e definição de quais pontos de cada modelo podem ser utilizados ou adaptados para avaliação da estratégia de operações. A terceira consiste na formulação do modelo teórica da ferramenta de avaliação da estratégia de operação, através de um questionário estruturado. A quarta contempla o contato inicial com as empresas e a quinta na aplicação do modelo nas empresas.

O resultado esperado é avaliação da situação das pequenas e médias empresas baseadas nos cinco objetivos da produção (qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade de custos), diagnosticando sua situação em relação à estratégia de produção, e com seus resultados propor como a área de operações pode contribuir como diferencial em seus produtos ou serviços.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3636721 - DANIEL DE ARAÚJO MARTINS
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 03/05/2017 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao