Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGALY APARECIDA GALVAO DANTAS

DISCENTE : MAGALY APARECIDA GALVAO DANTAS
DATA : 28/04/2017
LOCAL: Sala 222- CTEC

MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS APLICADA À SATISFAÇÃO DOS ALUNOS: UM ESTUDO NAS PÓS-GRADUAÇÕES EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO BRASIL

Pós-graduação – satisfação – estudantes - engenharia de produção - modelagem de equações estruturais

A Pós-graduação brasileira tem adquirido cada vez mais notoriedade face aos indicadores de produção científica, titulados, cursos e programas. Verificar a satisfação dos discentes é de fundamental importância para as IES, pois contribui para uma reflexão sobre os métodos de ensino assim como podem subsidiar políticas e práticas para a melhoria da qualidade dos cursos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os fatores que determinam a satisfação dos alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu em engenharia de produção no Brasil. A fundamentação teórica está pautada na discussão entre os temas: Satisfação, barômetros de satisfação, o ensino da pós-graduação e Modelagem de Equações Estruturais. Quanto aos aspectos metodológicos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa quali-quantitativa, a coleta de dados terá abrangência nacional, e será realizada através de uma survey aplicada com alunos regularmente matriculados nos 30 cursos de pós graduações stricto sensu cadastradas e avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Brasil. A análise dos dados será desenvolvida com o uso da Modelagem de Equações Estruturais,  método escolhido por mostrar-se  apropriado  para  a análise global de um modelo, uma vez que é gerada análise confirmatória que permite a representação de conceitos não observáveis, verificando possíveis erros de mensuração ocorridos durante o processo. Como resultados esperados, busca-se verificar se o Modelo Europeu de Satisfação - ECSI é adequado para aferir a satisfação dos alunos de pós-graduação no Brasil bem como a relação entre os fatores latentes que influenciam a satisfação dos alunos. Este projeto foi estruturado em quatro partes: introdução, revisão da literatura, procedimentos metodológicos e por fim, apresentam-se as considerações parciais do estudo, com os resultados esperados, limitações da pesquisa e cronograma.

Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA - UnP
Notícia cadastrada em: 24/04/2017 14:16