Banca de QUALIFICAÇÃO: TATHYANNA KELLY DE MACEDO FURTADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TATHYANNA KELLY DE MACEDO FURTADO
DATA : 25/04/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do Bloco 10 do CT
TÍTULO:

ANÁLISE ERGONÔMICA DA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE FISIOTERAPIA: UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO DE LER/DORT.


PALAVRAS-CHAVES:

LER/DORT. Prevenção. Estudantes de fisioterapia. Formação. Ergonomia.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Entre os profissionais da saúde, o de fisioterapia é tido como o que possui alto risco para desenvolver Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A atividade do fisioterapeuta é marcada pelo emprego de força, imposição de posturas forçadas e intensa jornada de trabalho, demandando significativas exigências ao corpo, contrações estáticas e desgaste físico, que favorecem o desenvolvimento de LER/DORT. Existem alguns estudos que relacionam profissionais de Fisioterapia e LER/DORT e destacam que a organização do trabalho é determinante no desenvolvimento de LER/DORT nestes profissionais; contudo, no tocante aos estudantes universitários de fisioterapia, não foi encontrada nenhuma pesquisa que aponte a incidência de LER/DORT nesse grupo. Os estudantes de fisioterapia serão os futuros fisioterapeutas e o modelo de formação a que são submetidos na universidade pode contribuir para a prevenção ou para o desenvolvimento ou desencadeamento da LER/DORT ainda durante o processo formativo. Esta herança formativa, positiva ou negativa, pode permanecer na vida profissional, como efeito-espelho. Esta pesquisa visa elaborar diretrizes para prevenir os DORTs nos estudantes universitários de fisioterapia que cursam as disciplinas práticas de atendimento ao paciente e realizam estágio com a mesma finalidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, cujo procedimento de coleta se dará por pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e de campo. Será utilizada a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho. Também, será realizada análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso universitário de fisioterapia, da grade curricular, dos planos de curso e das ementas das referidas disciplinas e de documentos pertinentes relativos ao estágio, em busca de elementos que caracterizem que há ou não indícios de conteúdos de prevenção de LER/DORT na formação dos estudantes. Além disso, serão realizadas entrevistas com coordenador de curso, professores e estudantes, observação sistemática das aulas práticas e do estágio, associados a registros fotográficos e de vídeos, que auxiliarão na compreensão das situações vivenciadas pelos alunos. Como resultados esperados, este estudo anseia responder aos problemas de pesquisa, contribuir na formação dos estudantes de Fisioterapia e na prevenção de LER/DORT, assim como diminuir a lacuna existente no conhecimento científico sobre o tema. Por fim, objetiva-se produzir uma proposta de melhorias nas atividades acadêmicas dos estudantes universitários de fisioterapia, que previnam o desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas e proporcione, conjuntamente, a eficiência terapêutica


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Externo à Instituição - MARIO CESAR RODRIGUEZ VIDAL - UFRJ
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Externo ao Programa - 2173436 - TULIO OLIVEIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 17/04/2017 10:56
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