Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO DE ALMEIDA GONÇALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO DE ALMEIDA GONÇALVES
DATA : 27/04/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Sala 222 - CTEC
TÍTULO:

Análise das características determinantes das mulheres empreendedoras nas empresas do Rio Grande do Norte utilizando a modelagem de equações estruturais.


PALAVRAS-CHAVES:

Empreendedorismo feminino; intenção empresarial das mulheres; modelagem de equações estruturais; competências individuais; percepção social; atitude pessoal; características psicológicas.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Nos últimos anos foi constatado um aumento significante de mulheres empreendedoras no Brasil e no mundo. Historicamente, o empreendedorismo é predominantemente exercido por homens. Todavia, as mulheres cada vez mais vêm preenchendo este espaço. As mesmas possuem características natas do empreendedorismo, o que demonstra uma vantagem de empreender. A participação das potiguares no ramo empresarial vem crescendo significantemente e já são maioria nas principais áreas do microempreendedorismo individual. O presente trabalho tem por objetivo identificar os fatores que influenciam a intenção das mulheres empreendedoras nas empresas do Rio Grande do Norte. A metodologia empregada consistiu em três momentos fundamentais, inicialmente foi realizada uma pesquisa nas bases de dados a fim de obter um modelo teórico pré-existente, em seguida foi efetuado uma survey com as mulheres empreendedoras do Rio Grande do Norte para reunir os dados com o propósito de compreender a relevância das variáveis definida pela construção teórica, e no final foi utilizado a modelagem de equações estruturais para detectar os constructos que contribuem com o processo investigado. Como resultado esperado, busca-se alcançar um modelo estrutural que possa servir de base para um plano de ação a ser expandido pelas empreendedoras, de modo que estas aprimorem suas habilidades e aperfeiçoem suas capacidades de empreender. A ampliação das atividades empreendedoras será um resultado positivo para toda a sociedade, permitindo o desenvolvimento econômico e social para o país. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Presidente - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Externo ao Programa - 347303 - MARCIANO FURUKAVA
Notícia cadastrada em: 17/04/2017 08:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao