Banca de DEFESA: HELDER PACHECO DE MEDEIROS

LOCAL: Sala 222-CTEC

APLICAÇÃO DO MÉTODO MINNESOTA INNOVATION SURVEY - MIS
EM HOSPITAIS DA REDE EBSERH - EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES

EBSERH. Hospitais Universitários. Inovação. Metodologia MIS.

Pensar hoje em inovação é trazer para o campo das organizações a notoriedade, não somente encontrada na literatura, como também nas práticas de gestão de um viés estratégico bastante recomendado e decisório para os atuais gestores das Instituições de produtos e serviços em nosso país. Aliado a isso, o alto grau de competitividade presente no mercado, contribuindo de forma significativa diante da complexidade na tomada de decisões. Atualmente os gestores necessitam manter um ciclo de renovação contínuo sobre seus processos, produtos e/ou serviços, sendo importante também conhecer os fatores condicionantes e determinantes para novas alternativas que incentivem a inovação dentro das organizações. A pesquisa tem como objetivo analisar o ambiente organizacional da Rede EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, considerada uma das maiores empresas públicas de caráter privado, focada na gestão dos hospitais universitários de nosso país.  A pesquisa buscou abranger o conjunto de Hospitais Universitários ligados à Rede EBSERH (50 Hospitais – 39 Contratados, 10 Sem Contrato e 1 Empresa Pública) situados nas principais regiões de nosso país, buscando verificar quais importantes características propiciavam ao desenvolvimento de inovações. Foram coletados, no entanto, dados de 17 Hospitais conveniados (44%) em todas as regiões do Brasil. Como metodologia utilizada, este trabalho assumiu uma abordagem descritiva, com métodos qualitativos e quantitativos, apoiando-se num planejamento de pesquisa dirigido a pesquisa bibliográfica e a estudos de casos. Para tanto, foi utilizado um questionário produzido pela metodologia Minnesota Innovation Survey – MIS, desenvolvida pelo Minnesota Innovation Research Program – MIRP da University of Minnesota nos Estados Unidos, sendo aplicada aos principais gestores dos Hospitais ligados à EBSERH. Como resultados os dados estatísticos apontam aspectos tais como satisfação, liderança, apoio, obtenção de recursos, engajamento e planejamento e execução da inovação, os fatores com melhor desempenho para a inovação baseado no teste paramétrico de Kruskal Wallis, para um nível de significância de 1%.

Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA