Banca de DEFESA: LUCIANA DANTAS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA DANTAS SANTOS
DATA : 29/11/2016
HORA: 07:00
LOCAL: Sala D1-A - Setor IV
TÍTULO:

Fatores que influenciam a inovação no setor têxtil do Rio Grande do Norte: Estudo baseado nas facções afiliadas ao Pró-Sertão.


PALAVRAS-CHAVES:

Inovação tecnológica; Indústria têxtil; Cadeia de suprimentos; Empreendedorismo.


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Numa era de crise brasileira econômica institucional, tem-se intensificado a busca por alternativas que possibilitem às empresas sobreviver a este cenário. Pesquisas científicas apontam para a inovação como um fator competitivo diferencial, tendo em vista que a adoção de estratégias e práticas inovativas nas empresas está estreitamente associada à busca de diferenciações capazes de produzir produtos e serviços para o mercado que proporcionem vantagens competitivas sustentáveis em relação aos seus competidores. Com base nesse cenário, o presente trabalho tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam o âmbito da inovação tecnológica nas micro e pequenas empresas que compõem o Setor Têxtil do Rio Grande do Norte. É importante destacar que o procedimento metodológico da pesquisa foi desenvolvido com a utilização de um estudo de caso que contemplou as facções afiliadas ao Programa Pró-Sertão. O estudo delineou-se por uma pesquisa do tipo survey, associada a um instrumento de coleta composto por questionário aplicado em uma amostra de 33 empresas ativas em 2016 componentes do programa estudado e selecionadas de forma aleatória. Este questionário engloba duas vertentes do estudo: a primeira contém 7 questões que buscam conhecer o perfil das empresas enquanto confeccionados têxteis, já a segunda vertente, em que foi utilizada como ferramenta a escala de Likert, conta com 8 questões, sendo 2 referentes ao tipo e tipologia das inovações e 6 questões que contam com 27 afirmações acerca das barreiras à inovação comumente presentes em pequenas empresas. Os resultados possibilitaram, além da caracterização das empresas objetivo do programa, a identificação das barreiras mais críticas ao processo de inovação, que são: o custo elevado em inovar, os riscos excessivos inerentes, longo retorno sobre o investimento, a falta de assistência do governo, falta de experiência necessária para o desenvolvimento da inovação e falta de informação sobre o mercado. Esses resultados demonstram a importância do apoio governamental, bem como da implementação de um projeto de treinamento contínuo com foco nos gestores visando a evolução do empreendedor acerca de pontos importantes, como financeiros e de conhecimento técnico. É importante ressaltar a necessidade que as facções possuem de diminuir o risco inerente à terceirização, fato que pode ser minimizado através de estreito planejamento de médio e longo prazo junto às empresas âncoras. Contudo, deve ser observado que cabe principalmente aos gestores analisar e buscar informações, novos canais de comercialização, assim como relacionamento com seus pares para que possam melhorar o desempenho inovativo de suas empresas, e dessa forma suas receitas e margens. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Interno - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Externo à Instituição - RENATO SAMUEL BARBOSA DE ARAÚJO - IFRN

Notícia cadastrada em: 28/11/2016 22:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao