Banca de DEFESA: KYLDARE RODRIGUES MAIA

DISCENTE : KYLDARE RODRIGUES MAIA
DATA : 28/11/2016
LOCAL: Sala D1-A Setor IV

Empreendedorismo e Universidade: Avaliação Metodológica de ensino e aprendizagem.

Empreendedorismo; Universidade; Governo; Empresas; Desenvolvimento.

Com a instalação do caos no cenário institucional brasileiro, se faz necessário a busca e aprimoramento da educação empreendedora no país, dessa forma, qualificar os estudantes, construir uma personalidade autoconfiante e que tenham conhecimento suficiente para identificar lacunas existentes no mercado tornou-se essencial para revitalizar e movimentar todo o conjunto econômico no estado. Diante isto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o panorama educacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que diz respeito às disciplinas que abordam o empreendedorismo e, diante o resultado e se necessário, propor planos de ação visando a melhoria dos métodos desenvolvidos em sala de aula a fim de contribuir na evolução do pensar empreendedor dos alunos. Justifica-se este trabalho por ser possível identificar as deficiências universitárias em termos de componentes curriculares. É necessário demonstrar a importância da disseminação e implantação do empreendedorismo desde a educação básica no Brasil, situação esta que já é vivida em muitos países desenvolvidos. Devido este fato, países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento devem despertar em seu ambiente a necessidade dessa atitude empreendedora, sob os cuidados e interação da tripartite essencial que são: Governo, Universidade e Empresas; para semear uma cultura empreendedora mais consolidada. Frente ao exposto, o método de pesquisa utilizado foi predominantemente quantitativo, de corte transversal e com uma amostra composta por 96 discentes das mais diversas áreas da UFRN. A coleta de dados se desenvolveu por meio do instrumento questionário, composto por 46 questões subdivididas em 5 dimensões (caracterização e tipologia de empreendedores; motivações; obstáculos; abordagens de ensino; e, meios de empreender). Diante os resultados, constata-se que se faz indispensável uma remodelação das metodologias utilizadas pela universidade, de modo a inserir técnicas mais práticas e dinâmicas com o intuito de diminuir o receio dos alunos quanto a sua entrada no mercado profissional; e, a buscar aproximar empresas e ambientes de incentivo ao empreendedorismo às salas de aula.

Interno - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA