Banca de DEFESA: THECYUS BENICIO NUNES DE MELO

DISCENTE : THECYUS BENICIO NUNES DE MELO
DATA : 22/07/2016
LOCAL: Sala D1-A

Investigação crítica e propostas de melhorias relacionadas ao processo de transferência de tecnologia e suas barreias nas universidades:  estudo de caso na UFRN

projetos acadêmicos; transferência de tecnologia; interação universidade-empresas; barreiras; propostas de melhorias.

Este trabalho apresenta os aspectos estruturais e organizacionais relacionados ao desenvolvimento do processo de transferência de tecnologia no contexto universitário. Nesse sentido, são evidenciadas as formas e os mecanismos de interação universidade-empresa, avaliação das barreiras e identificação dos fatores, motivações e benefícios dos participantes. Com base nessa investigação, o estudo tem como objetivo geral avaliar as barreiras existentes nos projetos acadêmicos direcionados à transferência de tecnologia, identificando variáveis críticas e propondo melhorias ao processo. A pesquisa foi desenvolvida com a utilização de um estudo de caso que contemplou como amostra a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No procedimento metodológico de  avaliação das barreiras foi utilizado como ferramenta a escala de Likert. A amostra da pesquisa consistiu 36 projetos acadêmicos de 2013 a 2015, selecionados de forma aleatória para aplicação de questionário. O questionário foi dividido em duas etapas: a primeira etapa contém 9 questões que procuram conhecer o perfil do coordenador, já a segunda etapa contou com 30 afirmações sobre as barreiras relacionadas ao processo de transferência de tecnologia para avaliação dos entrevistados. Os resultados possibilitaram a UFRN conhecer as barreiras mais críticas entorno do processo de transferência de tecnologia que são: a burocracia institucional excessiva, a ausência de cultura de comercialização da pesquisa, a burocracia governamental e a falta de agilidade e cumprimento dos prazos estabelecidos na elaboração dos projetos.  A partir da avaliação das barreiras também foi possível propor melhorias ao processo na UFRN como:  a implementação de um projeto de extensão continuo de apoio a melhorias no processo de transferência de tecnologia, disponibilização de um portal de transparência englobando os resultados dos mecanismo de interação desenvolvidos na universidade e alterações especificas em resoluções internas.

Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Externo ao Programa - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Externo à Instituição - MARIZA COSTA ALMEIDA - UNIRIO