Banca de DEFESA: KLEIDSON DANIEL MEDEIROS LEOPOLDINO

DISCENTE : KLEIDSON DANIEL MEDEIROS LEOPOLDINO
DATA : 27/05/2016
LOCAL: Sala D1-A

IDEATION: TÉCNICA DE CRIATIVIDADE PARA A IDEAÇÃO DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

Técnicas de Criatividade. Empreendedorismo Acadêmico. IDEATION

A dissertação tem como objetivo - propor uma técnica de criatividade para a geração de ideias de empresas de base tecnológica. Em muitas esferas da economia a criatividade figura como um tema relevante, em razão da crescente complexidade das soluções exigidas em situações e cenários marcados pela volatidade, inexistência de modelos e ruptura de outros. No mundo corporativo é exatamente neste campo em que a busca pela inovação torna-se um fator competitivo. Todavia, para inovar, é necessário que haja a criatividade, uma força que impulsiona as inovações e fundamenta sua qualidade e diferenciais frente aos desafios de um mundo em rede. Compreendida enquanto uma habilidade, e presente em diferentes níveis no ser humano, quando aliada a atitude e a ação empreendedora, a criatividade é capaz de produzir mudanças que agregam ou rompem com a estrutura vigente. O desenvolvimento da técnica teve como base teórica os seguintes temas: geração de ideias, criatividade coletiva e técnicas de criatividade. Na pesquisa de campo o método utilizado foi a pesquisa-ação, a partir de quatro intervenções junto a estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Cada intervenção teve quatro fases: planejamento, intervenção, análise e melhoria. Em cada intervenção aprimorou-se a técnica e, como resultado surge a IDEATION, na qual cada letra representa uma, dentre suas oito etapas: Identify the Creative Profile, Develop Empathy, Explore the Group Imagination, Attend to the Guidelines, Think and Speak, Involve to the Theme, Obtain Ideas e Nurture the Ideas.

Externo à Instituição - DANIEL CAPALDO AMARAL - USP
Interno - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Presidente - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Externo ao Programa - 1760618 - OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA