Banca de QUALIFICAÇÃO: WALLACE DA SILVA DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WALLACE DA SILVA DE ALMEIDA
DATA: 11/05/2016
LOCAL: Sala D1-A

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DINÂMICA MUNICIPAL NA APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS PARA O SETOR DE EDUCAÇÃO E SAÚDE INFANTIL NO RIO GRANDE DO NORTE (2000-2010)

O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficiência dinâmica dos municípios do Rio Grande do Norte ao aplicar recursos públicos destinados ao setor de educação e saúde infantil, considerando os aspectos intertemporais na investigação. Além disso, busca-se analisar a sensibilidade do indicador de desempenho municipal a influência de fatores político-institucionais, socioeconômicos e locacionais. A fim de cumprir com estes objetivos específicos o método de pesquisa propõe uma abordagem quantitativa híbrida, com a aplicação de uma modelagem em dois estágios. Inicialmente, busca-se avaliar a eficiência relativa municipal do gasto público por meio da técnica Dynamic Network Data Envelopment Analysis (DNDEA), na qual serão utilizados como inputs os gastos municipais em educação e saúde infantil e como outputs uma série de indicadores vinculados a estes setores. No segundo estágio, utiliza-se o score de eficiência obtido no primeiro estágio como variável dependente na estimação da modelagem paramétrica Tobit, controlando pelas características político-institucionais, socioeconômicas e locacionais dos municípios potiguares com o objetivo de analisar a sensibilidade do indicador de eficiência municipal a estes fatores. Os dados utilizados no presente estudo são de fontes secundárias e referem-se ao período 2000 a 2010, cuja coleta será efetuada por meio de sites de instituições públicas, tais como a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação, Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) do Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Por fim, com o uso deste método de pesquisa, espera-se que os resultados obtidos apontem os municípios mais eficientes no período analisado, contribuindo, assim, no processo de tomada de decisão gerencial e planejamento público de ações destinadas às crianças. Assim, o presente estudo visa contribuir no sentido de possibilitar uma ampla compreensão dos efeitos causados pela alocação de recursos públicos no curto, médio e longo prazo, viabilizando, portanto, a identificação de estratégias eficientes e ineficientes.

PALAVRAS-CHAVE:

Eficiência do gasto público municipal; Educação e saúde infantil; Análise envoltória de dados; modelo de regressão Tobit

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção