Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO IRANYLSON GOMES DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO IRANYLSON GOMES DE BRITO
DATA: 23/03/2016
HORA: 13:30
LOCAL: Sala D1-A
TÍTULO:

A eficiência dos gastos públicos no Sistema Brasileiro de Saúde: Uma análise no âmbito nacional e um crivo detalhado na vacinação dos municípios utilizando a Análise Envoltória de Dados. 


PALAVRAS-CHAVES:

Análise envoltória de dados. Vacinação. Eficiência. Municípios brasileiros


PÁGINAS: 61
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo geral propor um novo modelo de análise na eficiência do sistema de saúde pública do Brasil a partir da avaliação dos gastos públicos aplicados entre os entes federativos, com um crivo na vacinação dos municípios. A efetivação de investimentos na saúde e sua representação no desenvolvimento da sociedade se entrelaçam ao longo dos tempos, o que reflete na presença da saúde em índices que mensuram a qualidade e estimativa de vida da população. Esta pesquisa propõe uma análise que busca integrar o índice do desenvolvimento do sistema único de saúde – IDSUS nas regiões e estados da federação e seu reflexo para com os municípios no tocante a imunização, que ocorre através da vacinação. Admitindo a complexidade da saúde como um todo a nível de Brasil, o modelo conceitual proposto está sistematizado em três estágios. Os estágios 1 e 2 correspondem a análise macro do sistema, estes utilizam a Análise Envoltória de Dados - DEA em redes (Network Data Envelopment Analysis – NDEA), suas Unidades Tomadoras de Decisão (Decision Making Units - DMU) são as regiões e estados, contemplando as variáveis: despesas com atenção básica, assistência hospitalar e ambulatorial, suporte profilático e terapêutico; expectativa de vida; IDSUS e o Índice de Desenvolvimento humano – IDH. O estágio 3 representa a análise micro, utilizando o modelo DEA Dinâmico (DNDEA), suas DMU’s são os municípios brasileiros, as variáveis utilizadas compreendem: a despesa total com saúde; percentual aplicado com suporte profilático e terapêutico; percentual de despesa com medicamentos; morbidade e percentual de cobertura com vacinação. Os resultados esperados na análise agrupada dos três estágios, que se utilizam de dois modelos formulados utilizando DEA, propõem melhorias para o aumento da eficiência dos investimentos na saúde após a identificação dos benchmarks. Assim, resulta-se em possíveis diagnósticos para obter uma melhor qualidade na saúde preventiva a partir da vacinação e consequente minimização de novos diagnósticos de doenças.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS ALBERTO DE JESUS MARTINHON - UFF
Interno - 1746084 - DANIEL ALOISE
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 21/03/2016 08:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao