Banca de QUALIFICAÇÃO: THECYUS BENICIO NUNES DE MELO

DISCENTE: THECYUS BENICIO NUNES DE MELO
DATA: 29/02/2016
LOCAL: Sala D1-A

Análise dos projetos universitários direcionados para Transferência de Tecnologia entre universidades e empresas

Transferência de Tecnologia, Empreendedorismo acadêmico; Relacionamento universidade-empresa; Projetos universitários

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

O presente estudo aborda o desenvolvimento da Transferência de Tecnologia no contexto do empreendedorismo acadêmico por meio da análise das formas e atividades de interação existentes entre universidades e empresas, identificação dos fatores, motivações e benefícios para o sucesso da parceria e a revelação das barreiras que devem ser contornadas no processo. Com base nessa investigação, a pesquisa tem como objetivo geral avaliar os benefícios da implementação dos projetos de pesquisa universitária direcionados para a Transferência de Tecnologia entre universidades e empresas. A pesquisa foi desenvolvida com utilização de um estudo de caso que contempla como amostra a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Os resultados possibilitam para instituição, conhecer os retornos financeiros e não financeiros com a realização da atividade e compreender a dinâmica do processo de Transferência de Tecnologia além de fornecer, para a comunidade acadêmica e geral, informações sobre a estrutura, os elementos e os aspectos que influenciam o desenvolvimento desses projetos acadêmicos na universidade.

Externo ao Programa - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA