Banca de DEFESA: MONICK ALEXANDRE DA SILVA

DISCENTE: MONICK ALEXANDRE DA SILVA
DATA: 29/09/2015
LOCAL: Auditório do CT

ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO FEMININO NO ENSINO SUPERIOR DAS ENGENHARIAS: UMA PERSPECTIVA DA UFRN E ESCOLAS

Ensino Médio. Educação Superior. Fatores de escolha. Engenharias.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A educação e o conhecimento são fatores decisivos ao desenvolvimento e futuro de uma sociedade, entretanto sob os percalços na história da educação brasileira a configuração do ensino e a forma de acesso à universidade, tornaram fruto da organização social e um mecanismo que mantém as desigualdades do país. Frente a esta realidade, é identificado que existem diferenças tradicionalmente estabelecidas na escolha do curso superior e consequentemente da profissão em relação ao gênero, em que os meninos escolhem profissões da área de exatas e as meninas da área biológica. Com base neste cenário esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores de influência como determinante na escolha do gênero feminino nos cursos de Engenharias. Tal objetivo procura atender as necessidades de diminuir a discrepância existente entre a participação de mulheres em práticas tecnológicas tanto a cunho social quanto profissional. Através deste diagnóstico é proposto ações voltadas ao ensino médio  A metodologia de pesquisa é caracterizada predominantemente como estudo de caso, utilizando do métodoSurvey, com aplicação de questionários para uma análise quanti-qualitativa junto aos alunos de Engenharias do ensino superior da UFRN e outro questionário aos alunos do ensino médio de instituições públicas do município de Natal. Utilizando de técnicas estatísticas descritivas e de um Modelo Logit Binomial para determinar os fatores que influenciam a escolha de meninas em cursos superiores, espera-se, contribuir com à literatura nacional e com o aumento do interesse por conhecimento tecnológico dos jovens no ensino médio.

Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Interno - 1218831 - CARLA ALMEIDA VIVACQUA