Banca de DEFESA: HOMERO GREC CRUZ SA FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HOMERO GREC CRUZ SA FILHO
DATA: 28/09/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Setor IV - Sala D1A
TÍTULO:

ANÁLISE DA OFERTA E CONSUMO ENERGÉTICOS COM FOCO NA LENHA E CARVÃO VEGETAL: UM ESTUDO COMPARATIVO A PARTIR DE BALANÇOS ENERGÉTICOS NACIONAIS E ESTADUAIS BRASILEIROS


PALAVRAS-CHAVES:

Lenha, Carvão vegetal, Planejamento energético, Balanços energéticos.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

A revolução tecnológica vivenciada pela sociedade, em contínua expansão e transformação, tem demandado usos crescentes de energia, nas várias formas. O planejamento estratégico energético visa balizar as relações entre oferta e consumo dos vários energéticos na sociedade e nos seus variados setores. Administrar eficientemente os recursos energéticos presentes em um determinado local é de vital importância para o desenvolvimento sustentável. O balanço energético é um documento que retrata as fontes energéticas primárias e secundárias, quantificando os recursos e seus fluxos, podendo ser utilizado para auxiliar no entendimento situacional e na elaboração de estratégias para suprimento contínuo de energia.

Dentre os vários energéticos, a lenha e o carvão vegetal fazem parte de vários processos industriais, agrícolas, residenciais, etc., tendo sido, ao longo dos anos, substituído por outros energéticos, como eletricidade e derivados do petróleo, devido ao avanço tecnológico e por serem mais eficientes. Porém, indo na contramão do mundo, o Brasil apresenta aumento no consumo destes componentes nos últimos 20 anos.

Este trabalho objetivou uma análise comparativa da oferta e consumo da lenha e do carvão vegetal no cenário energético brasileiro a partir de dados da EPE – Empresa de Pesquisas Energéticas, entre outras. Em termos metodológicos foi feita uma análise exploratória de dados, a partir de uma análise longitudinal. Dados foram coletados dos balanços energéticos nacionais e estaduais disponíveis.

Objetivou-se realizar uma análise temporal, com marcos em 1992, 2002 e 2012, a fim de visualizar as diferenças, ao longo destas últimas décadas, nas variações dos perfis nos setores econômicos e nos segmentos energéticos, dando ênfase qualitativamente ao segmento de lenha e carvão vegetal. Tal comparação foi feita entre o Brasil e os estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Comparações percentuais, relativas aos maiores valores são obtidas, de forma a gerar perfis gráficos para comparações visuais. Análises de correlação nestes marcos temporais com indicadores relacionados ao grau de riqueza e população do país foram feitas. Também foi avaliado o impacto do consumo destes energéticos com a incidência do Programa “Luz para Todos”, ocorrida nos últimos 12 anos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Externo ao Programa - 346605 - GUTEMBERGUE SOARES DA SILVA
Externo à Instituição - ANDRE PEDRO FERNANDES NETO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 31/08/2015 10:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao