Banca de DEFESA: ALICE PARAGUASSU FONSECA DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALICE PARAGUASSU FONSECA DE MACEDO
DATA: 31/08/2015
HORA: 16:00
LOCAL: Sala D1-A
TÍTULO:

Os fatores antecedentes a intenção de investimento em tecnologia da informação e seu impacto no desempenho produtivo das micro e pequenas empresas utilizando a modelagem de equações estruturais.


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia da informação; Adoção de tecnologia; Desempenho produtivo; Micro e pequena empresa; Equações Estruturais 


PÁGINAS: 195
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

A difusão da tecnologia de informação (TI) está inserida em todos os níveis da sociedade. O advento de tecnologias cada vez mais avançadas permite conectar empresas e cidadãos entre si e com o mercado global. Isso reflete no processo de informatização das empresas e uma alocação de esforços para que as micro e pequenas empresas obtenham sucesso nesse processo. O objetivo deste estudo é avaliar os fatores antecedentes (utilidade percebida, facilidade de uso, pressões externas e ambiente interno) ao investimento em tecnologia de informação bem como o impacto da adoção da TI no desempenho produtivo (custo, qualidade, tempo, mercado, aumento e fidelização do mercado) nas micro e pequenas empresas da cidade de Natal/RN. Para o alcance do objetivo, constituiu-se um modelo conceitual, com base em revisões na literatura. O marco teórico e o entendimento sobre a realidade enfrentada pelas empresas de micro e pequeno porte permitiram a construção de hipóteses acerca do relacionamento entre os construtos do modelo.  Para a elaboração da medida, foi realizada uma pesquisa empírica com o objetivo de testar as hipóteses, utilizando um questionário elaborado com escala likert validada pela literatura. A amostra final obtida contou com 76 empresas de micro e pequeno porte. Para teste e validação da medida, foi utilizado o modelo de Equações Estruturais (SEM). A medida atendeu aos requisitos de confiabilidade e validade interna. Os resultados sugerem que construtos como facilidade de uso e pressão externa exercem influência positiva na adoção de tecnologia, enquanto que a utilidade percebida apresentou o efeito inverso. O trabalho apresenta implicações gerenciais que podem auxiliar os membros que compõe a micro e pequena organização, assim como as empresas que fornecem software, fornecedores e órgãos de apoio e regulação na tomada de decisão. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - KLEBER CAVALCANTI NÓBREGA - UnP
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Interno - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Notícia cadastrada em: 31/08/2015 08:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao