Banca de QUALIFICAÇÃO: IZAAC SHALLON GOMES COSTA

DISCENTE: IZAAC SHALLON GOMES COSTA
DATA: 31/07/2015
LOCAL: Sala D1- A

TEMA: BALANCED SCORECARD EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO – ESTUDOS DE CASOS EM ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN

Balanced Scorecard, Gestão Escolar, Gestão Estratégica, Sistemas de Informação, Indicadores de Desempenho

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta para gestão estratégica já consolidada mundialmente. Este sistema tem sido aplicado em empresas de diversos setores, em instituições privadas e públicas, devido a sua flexibilidade. O setor educacional está cada vez mais competitivo e há crescente busca por qualidade e consequente necessidade de melhoria da gestão das instituições de ensino. Diversos estudos que demonstram o sucesso do uso de BSC em educação em diferentes países. Dentro deste escopo, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de BSC genérico na área educacional, aplicável a escolas primárias e secundárias, e sua validação por meio de estudos de casos. O modelo de indicadores para o BSC será desenvolvido a partir de revisão bibliográfica. Questionários serão aplicados, juntamente com entrevistas, para estudar a viabilidade de uma futura implantação do BSC nas instituições escolhidas, bem como coletar informações para se validar e/ou regionalizar o conjunto de objetivos estratégicos para as quatro perspectivas do BSC. Objetiva-se também a identificação dos indicadores usados nas escolas e providos pelos sistemas de gestão, além da sugestão de uso de outros não ainda contemplados porém presentes no modelo do BSC a ser desenvolvido.

Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA