Banca de DEFESA: JOÃO RIBEIRO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO RIBEIRO DE ANDRADE
DATA: 29/05/2015
HORA: 16:00
LOCAL: Sala D1-A, Setor IV
TÍTULO:
ANÁLISE DE DADOS DE INDICADORES SOCIAIS COM BASE NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE (BRASIL)
 

PALAVRAS-CHAVES:

Análise de dados, Índice de Desenvolvimento Humano, mapas auto-organizáveis, municípios do Rio Grande do Norte.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

Nos dias atuais, caracterizados por demandas sociais cada vez mais crescentes, a análise de indicadores sociais representa uma ferramenta significativa para a avaliação do bem-estar e qualidade de vida da população, seja em nível nacional ou local. Os indicadores sociais servem como uma medida dotada de significado social relevante, despertando o interesse para o desenvolvimento de estudos acadêmicos ou formulação de políticas públicas (JANNUZZI, 2001). Criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a partir de 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, um indicador sintético que varia de 0 a 1 nas faixas de IDH Muito Baixo, Baixo, Médio, Alto a Muito Alto (UNDP, 1999), tornando-se reconhecido e aceito na maior parte do mundo (SEN, 2000). Para verificar esta realidade em nível regional, o PNUD desenvolveu o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), uma adaptação do IDH global, para avaliar a realidade social nos municípios brasileiros (PNUD, IPEA, FJP, 2013). Identificou-se desta maneira a oportunidade de desenvolver uma análise exploratória de dados dos indicadores sociais nas dimensões educação, longevidade e renda que compõem o IDHM dos municípios do estado do Rio Grande do Norte, Brasil, nos períodos de 1991, 2000 e 2010, por meio de uma pesquisa aplicada e exploratória, com uma abordagem quantitativa, baseada em referencial bibliográfico, desenvolvido a partir de consultas e coletas em bancos de dados do IDHM do portal do Atlas Brasil 2013. Esta pesquisa aplicou o método de modelagem para a segmentação dos municípios com base nos princípios da descoberta do conhecimento em bases de dados - knowledge discovery in databases – KDD (FAYYAD et. al., 1996), por meio da aplicação de  métodos de agrupamento utilizando-se mapas auto organizáveis (KOHONEN, 2001). Além do uso da segmentação dos municípios em percentis (quintis), semelhante aos estudos desenvolvidos na série Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. (PNUD, IPEA, FJP, 2013), possibilitando uma a análise comparativa dos municípios em nível regional e a visualização por meio de mapas temáticos do estado do RN. Os resultados das segmentações apontaram os avanços diferenciados nas regiões nas dimensões do IDHM ao longo do tempo. Ratificou-se os dados do Atlas Brasil 2013 onde a dimensão educação foi a que mais cresceu em termos relativos, no entanto o peso maior continua sendo o IDHM longevidade. Os resultados decorrentes desta pesquisa poderão agregar valor ao processo de geração do conhecimento resultante, que poderá servir de fonte de consulta às partes interessadas – gestores públicos, pesquisadores, organizações sociais, e cidadãos em geral, que buscam conhecer, entender e agir na melhoria dos índices do IDHM no RN, corroborar no planejamento e avaliação das políticas públicas e na consequente melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 346605 - GUTEMBERGUE SOARES DA SILVA
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo à Instituição - TEOFILO CAMARA MATTOZO - UERN
Notícia cadastrada em: 21/05/2015 10:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao