Banca de QUALIFICAÇÃO: TUÍRA MORAIS AVELINO PINHEIRO

DISCENTE: TUÍRA MORAIS AVELINO PINHEIRO
DATA: 27/04/2015
LOCAL: D1-A Setor IV

TÍTULO EFICÁCIA DAS TÉCNICAS DE CRIATIVIDADE: ANÁLISE PELA APLICAÇÃO NO SETOR DE BEBIDAS

Criatividade; Técnicas de criatividade; Geração de ideias; CREATION;

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A criatividade e a inovação são fundamentais para o crescimento da organização, ganhando cada vez mais destaque na gestão empresarial e em pesquisas. A criatividade é o resultado das habilidades das pessoas envolvidas com o processo criativo. Uma forma relevante de alcançar competências é por meio do uso de técnicas de criatividade. A dissertação tem como objetivo analisar a eficácia da técnica CREATION para geração de ideias para resolução de problemas e para o desenvolvimento de novos produtos. Inicialmente, foram selecionadas técnicas mediante pesquisa em base de dados, identificando as vantagens do método e facilidade de aplicação. Após classificá-las de acordo com as fases do processo criativo e análise da aplicabilidade das técnicas foi possível escolher a técnica creation para aplicar em empresas do setor de bebidas. Essa seleção foi determinada por meio dos critérios de facilidade de uso, simplicidade da técnica e por ter resultados satisfatórios após realização de testes-piloto com estudantes de engenharia e artesãos. Com a pesquisa, percebeu-se que a utilização do pensamento convergente para gerar ideias de um novo produto é o método ideal para gerar ideias viáveis em empresas que dão relevância a criatividade como fator primordial na geração de ideias de novos produtos. Assim, abordagens alternativas para o estudo da criatividade envolve a pesquisa sobre técnicas que auxiliam o desenvolvimento da criatividade.

Interno - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Presidente - 2456706 - MARIO ORESTES AGUIRRE GONZALEZ
Externo ao Programa - 1760618 - OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Notícia cadastrada em: 06/04/2015 12:02