Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO MARCSON DE LIMA

DISCENTE: THIAGO MARCSON DE LIMA
DATA: 23/04/2015
LOCAL: D1-A Setor IV

IDENTIFICAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS NA FUNÇÃO DE ENGENHEIRO DE MANUTENÇÃO E OPERAÇÃO DO SETOR DE ENERGIA EÓLICA

Gestão de Competências. Parques Eólicos. Formação profissional.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A presente dissertação tem como objetivo identificar quais as competências necessárias para a função de engenheiro de manutenção e operação dos parques eólicos no Estado do Rio Grande do Norte. Para a realização do estudo, será utilizado a pesquisa do tipo indutivo. A pesquisa foi caracterizada: quanto a sua natureza como aplicada; quanto à abordagem do problema como combinada; quanto aos objetivos como exploratório-descritivo e quanto aos procedimentos técnicos vai ser aplicado a do tipo survey. O estudo será realizado em dez empresas do setor de energia eólica no Estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o CERNE, atualmente o Estado do Rio Grande do Norte, é o estado brasileiro com maior capacidade instalada em energia eólica no Brasil. As técnicas escolhidas para coleta de dados são entrevistas semi-estruturadas, questionários, observações diretas, bem como análises de documentos (procedimentos operacionais). Para a análise e interpretação dos dados qualitativos e quantitativos será utilizado os métodos de categorias, análise de conteúdo e estatística aplicada. A pesquisa constituiu-se em duas circunstâncias distintas, uma teórica e uma de trabalho de campo a ser realizada nas empresas do setor de energia eólico no Estado do Rio Grande do Note, junto aos engenheiros de operação e manutenção e gestores dos parques eólicos, bem como os gerentes de Recursos Humanos. A temática está relacionada na gestão de competências e na identificação das competências profissionais relevantes pelos engenheiros de manutenção e operação no desempenho de suas tarefas durante o exercício da função. O mapeamento de competências tem como propósito identificar as lacunas existentes entre as competências necessárias para atender as estratégias estabelecidas e as competências internas existente na organização. Com os resultados obtidos, busca-se obter a possibilidade de detectar e avaliar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização das tarefas necessárias para se atingir o objetivo organizacional. Logo, é possível entender que o mapeamento das competências, em conjunto com a gestão de competências permitem, mostrar pessoas habilitadas para projetos, mostrar as equipes ou a indivíduos onde os programas de treinamento podem e devem ser desenvolvidos e aplicados, e auxiliar no planejamento, na seleção e no desenvolvimento das competências necessárias ao funcionamento da organização.

Presidente - 1148696 - FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA QUEIROZ
Interno - 1714250 - JAMERSON VIEGAS QUEIROZ