Banca de DEFESA: ROSEANE RODRIGUES DA SILVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEANE RODRIGUES DA SILVEIRA
DATA: 23/03/2015
HORA: 09:30
LOCAL: Sala C-4 no Setor IV
TÍTULO:

MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS E DE EFICIÊNCIA APLICADA A PROJETOS: ANÁLISE INDIVIDUAL E AGREGADA ACERCA DA GESTÃO PROJETOS DE E&P DE PETRÓLEO E GÁS.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de projetos. Petróleo e gás. Equações estruturais. Sucesso na gestão de projetos.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo avaliar as relações e influências existentes entre as práticas de planejamento e controle, as equipes de projeto e a qualidade e escopo destes sobre o sucesso da gestão de projetos na indústria de petróleo e gás. Esta proposição fundamentou-se da necessidade de se gerenciar os projetos de forma eficaz e eficiente haja vista os benefícios trazidos, como, por exemplo: apadronização de operações; melhor capacidade de planejamento; redução de custos; qualidade e atendimento aos requisitos. O setor de petróleo e gás merece atenção diferenciada pelo fato de seus projetos apresentarem alta complexidade, altos custos incorridos, incertezas durante a execução e irreversibilidade de ações no ciclo de vida. Diante dos benefícios da gestão e as dificuldades do setor, traçar modelos que determinem e considerem a complexidade e multidimensionalidade da gestão de projetos de petróleo podem ser utilizados como impulsionadores do sucesso da gestão de projetos e consequentemente da companhia. Para tal, o método de análise escolhido foi a modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados ponderados (Partial Least Squares, PLS), por permitir lidar com múltiplas relações simultâneas e capacidade de especificar, estimar e testar relações hipotéticas entre um grupo de variáveis. O PLS é um método de modelagem considerado suave, livre de distribuição e altamente adequado para aplicações sem ter que fazer suposições fortes e com grandes amostras. Para coleta dos dados, foi aplicada uma survey com projetistas e gerentes de projeto de distintas unidades de operação da maior empresa de petróleo e gás brasileira, considerando como dado amostral um projeto, obteve-se uma amostra de 77 projetos. A partir do uso do método e observação da significância e coeficientes das relações entre as variáveis foram verificados os fatores que merecem maior atenção na gestão interna da empresa, norteando ações de aprimoramento. Os resultados apontaram que 63% dos projetos ultrapassam os orçamentos previstos e 57% excedem os prazos de conclusão. Acerca dos construtos analisados, as equipes de projeto não apresentam forte efeito direto no sucesso da gestão, todavia, seus efeitos indiretos sobre as demais variáveis são significativos, uma das justificativas para estes resultados apontam para as questões de comunicação. A qualidade, o escopo, planejamento e controle têm efeitos significativos no sucesso da gestão de projetos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELICIANE MARIA DA SILVA - FGV
Externo ao Programa - 1330544 - JESUS LEODALY SALAZAR ARAMAYO
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Notícia cadastrada em: 20/03/2015 09:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao