Banca de DEFESA: ANA DIRCE CORNETTI REIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA DIRCE CORNETTI REIS
DATA: 11/03/2015
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do LAI
TÍTULO:

Análise da Atividade Cognitiva do Operador de Sala de Controle da Produção de Petróleo On-shore: uma abordagem da ergonomia para a gestão das restrições do sistema sóciotécnico.


PALAVRAS-CHAVES:

Ergonomia, Segurança, Cognição, Comunicação, Sala de Controle, Petróleo.


PÁGINAS: 177
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

A presente dissertação tem o objetivo de analisar a atividade dos operadores de um centro de controle da produção on-shore de petróleo; com foco nas restrições ao curso da ação dos operadores, nos processos de cognição e de tomada de decisão e, nas  estratégias (individual e coletiva) para  regular  e manter a ação requerida e a segurança desse sistema sociotécnico. A atividade em foco envolve a supervisão e controle da produção de milhares de barris/dia de petróleo em uma complexa e dispersa estrutura de produção construída numa extensão  de 80 km. Esse contexto operacional evidencia a importância da atividade dos operadores da sala de controle no cumprimento das metas locais e corporativas de integridade, eficiência, segurança, meio ambiente e saúde. A pesquisa tem natureza qualitativa, abordagem exploratória e descritiva, utilizando a metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, técnicas observacionais e  interacionais. A população do estudo é formada pelos operadores da sala de controle de uma empresa de petróleo brasileira. Os resultados evidenciaram que a atividade de supervisão e controle do processo de injeção de vapor superaquecido representa o contexto de maior complexidade, pelas demandas de maior atenção, concentração, cálculos, comparações, análise de tendências e tomada de decisão. A atividade é construída coletivamente entre o operador da sala de controle, o operador de campo e a  empresa fornecedora de vapor. A pesquisa evidenciou que os processos de comunicação e colaboração do operador da sala de controle e os operadores de campo e equipes de apoio são elementos estruturantes dessa atividade e os operadores dispõem da autonomia e dos elementos necessários para o trabalho; que existe permanente investimento para melhoria da tecnologia utilizada e  que os operadores relatam distúrbios de sono em decorrência da exposição crônica ao trabalho noturno. O estudo contribui com propostas de transformação dessa atividade no tocante à instalação de uma área de apoio às refeições na sala de controle, atualização das telas dos supervisórios à condição operacional atual, visitas periódicas dos operadores da sala no campo, padronização de relatórios de produção, desenvolvimento de sistemas de ajuda e padronização das nomenclaturas das estações controladoras de vapor, visando melhorar as condições de realização da atividade, melhorar a qualidade dos produtos produzidos pelos operadores e contribuir para reduzir a possibilidade de lapsos ou desvios na atividade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB
Externo à Instituição - PAULO VICTOR RODRIGUES DE CARVALHO - MCTI
Presidente - 1217772 - RICARDO JOSE MATOS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 13/02/2015 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao