Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIA LORENA MARQUES GURGEL

DISCENTE: JÚLIA LORENA MARQUES GURGEL
DATA: 13/03/2015
LOCAL: Sala D-1A

NOVOS HORIZONTES DA GESTÃO DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS CONVENIADOS PELA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH NO RIO GRANDE DO NORTE

EBSERH; Hospitais Universitários; Gestão; Competências.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

Os hospitais universitários federais enfrentam desafios de gerenciamento, visto que os esforços estão fugindo da propensão mais primordial de prover assistência especializada num contexto de formação de profissionais de saúde. Para equacionar esse problema foi criada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. Dentro deste contexto, os Hospitais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN estão conveniados desde agosto de 2011 ao modelo de gestão da EBSERH, e além das dificuldades convencionais, atravessam um período de diversas mudanças. O estudo tem como finalidade identificar os principais impactos na gestão das gerências de atenção à saúde, ensino e pesquisa, e administrativa a partir da adesão dos Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte a EBSERH. Para conduzir esta pesquisa, aplicou-se uma survey exploratória para a coleta de dados com o uso do instrumento do questionário, destinado aos gestores dos três hospitais universitários federais: Ana Bezerra, Onofre Lopes e Maternidade Escola Januário Cicco. Tal questionário é fechado e com escala Likert, assim os resultados serão analisados por meio de técnicas de estatística descritiva. Os resultados da análise serão considerados para compor a matriz importância versus desempenho e para a associação com as diretrizes técnicas da EBSERH. Essas correlações possibilitarão a identificação dos fatores mais importantes para a qualidade da gestão e o nível de desenvolvimento das competências gerenciais.

Externo ao Programa - 1752038 - CUSTODIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Interno - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 13/02/2015 09:34