Banca de QUALIFICAÇÃO: MONICK ALEXANDRE DA SILVA

DISCENTE: MONICK ALEXANDRE DA SILVA
DATA: 26/12/2014
LOCAL: Sala I2 - Setor IV

ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO FEMININO NO ENSINO SUPERIOR DA ÁREA TECNOLÓGICA: UMA PERSPECTIVA REGIONAL

Ensino Médio. Educação Superior. Fatores de escolha. Área Tecnológica. Estratégias de Ensino.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

A educação e o conhecimento são fatores decisivos ao desenvolvimento e futuro de uma sociedade, entretanto sob os percalços na história da educação brasileira a configuração do ensino público e privado e a forma de acesso à universidade tornaram fruto da organização social e um mecanismo que mantém as desigualdades sociais do país. Neste contexto é identificado em pesquisas que existem diferenças tradicionalmente estabelecidas na escolha do curso superior e consequentemente da profissão em relação ao gênero, onde os meninos escolhem profissões da área de exatas e as meninas profissões da área biológica. Com base neste cenário esta pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores de influência como determinante na escolha do gênero feminino nos cursos de ciência exata e tecnológica de instituições do ensino superior do Rio Grande do Norte. Tal objetivo procura atender as necessidades de diminuir a discrepância existente entre a participação de mulheres em ciências exatas e práticas tecnológicas tanto a cunho social quanto profissional. Através deste diagnóstico será elaborado um plano de ação a ser implantado no ensino médio de uma escola do município de natal, caracterizando assim o tipo de metodologia utilizado. A metodologia de pesquisa é caracterizada predominantemente como pesquisa ação, utilizando do método Survey, com aplicação de questionários com questões objetivas e subjetivas para uma análise quanti-qualitativa junto aos alunos do ensino superior de instituições localizadas no RN e outro questionário aos alunos do ensino médio de instituições do município de Natal. Após determinar os fatores que influenciam a escolha de meninas em cursos superiores e mensurar a relação com desempenho na área de ciências exatas, espera-se, contribuir com à literatura nacional, haja vista uma lacuna bibliográfica existente em relação a estudos específicos de uma pesquisa da escolha por gênero, na área de exatas e tecnológica, na relação entre instituições do ensino superior e médio, assim como contribuir com o aumento do interesse por conhecimento tecnológico de jovens de uma escola do ensino médio.

Externo ao Programa - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA