Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO RIBEIRO DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO RIBEIRO DE ANDRADE
DATA: 27/11/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Sala D-1A
TÍTULO:
ANÁLISE DE DADOS DE INDICADORES SOCIAIS COM BASE NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE (BRASIL)
 

PALAVRAS-CHAVES:

Análise exploratória de dados, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM),  municípios do RN.


PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

No cenário do mundo atual com demandas sociais cada vez mais crescentes, a análise de indicadores sociais representa uma ferramenta significativa para a avaliação do bem-estar e qualidade de vida da população, seja em nível nacional ou local. Difundido nos Relatórios de Desenvolvimento Humano Global do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), à patir de 1990, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), se tornou reconhecido e aceito na maioria dos países do mundo. Representa um indicador social sintético que se apresenta como um método alternativo à medidas de desenvolvimento baseadas tão somente em aspectos econômicos, como o produto interno bruto e a renda per capita, O IDH,  índice que varia entre 0 (valor mínimo) e 1 (valor máximo), buscando retratar o nível de bem estar social nos países, através das dimensões de longevidade, educação e renda. Para verificar esta realidade em nivel regional, o PNUD desenvolveu o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), uma adaptação do IDH global, para a avaliar a realidade social nos municípios brasileiros. Tendo como fonte os dados dos indicadores publicados nos Relatórios de Desenvolvimento Humano de relativos aos municípios do RN, este trabalho tem como objetivo a aplicação de princípios de análise exploratória de dados, como o agrupamento k-means, com o a fim de agrupar os municípios do RN, de acordo com a similaridade dos dados sob análise. E avaliar a possibilidade de efetuar a aplicação aos estudos a técnica de programação linear self organizing map (SOM), também conhecida como mapa de Kohonen. Com a aplicação do SOM, pretende-se alcançar a visualização dos municípios (objetos) e apresentar uma possível nova vizinhança entre eles, a ser comparada com a classificação apresentada no relatório. E finalmente apresentar as  comparações entre as classificações dos relatórios 1991, 2000 e 2010 do IDHM no RN, afim de verificar o comportamento da segmentação dos municípios ao longo do tempo. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo ao Programa - 347006 - JOSE ARIMATES DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 07/11/2014 10:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao