Banca de DEFESA: FERNAN MARTINS VIDAL FERNANDES IRBER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNAN MARTINS VIDAL FERNANDES IRBER
DATA: 08/09/2014
HORA: 09:30
LOCAL: D1A
TÍTULO:

Política Orientada ao Transporte Urbano de Baixo Carbono: Avaliação Multicriterial de

Estratégias para Natal, Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Mudanças climáticas, Transporte urbano de baixo carbono, Estratégias de redução de CO2,

AHP (Processo de Hierarquização Analítica)


PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção
RESUMO:

A intensificação das emissões de dióxido de carbono na atmosfera trouxe consigo uma das

grandes preocupações do século XXI: as mudanças climáticas. O transporte, segundo maior

emissor, é um elemento chave na busca pela minimização dos efeitos ocasionados pelo

aquecimento global. Entretanto, o paradigma da mobilidade urbana sustentável é, para

os planejadores urbanos, um desafio: o de atender aos anseios da população em termos

de deslocamento, acessibilidade e custo, ao mesmo tempo em que se procura diminuir o

impacto ambiental causado pelo setor. A alternativa dos pesquisadores no enfrentamento

desse desafio é a proposição de estratégias de transporte de baixo carbono. Uma revisão

bibliográfica do tema identificou oito estratégias mais utilizadas: Controle de Uso do Solo,

Transporte Orientado à Demanda (TOD), Tarifação Veicular, Transporte Público, Controle de

Tráfego, Veículos de Baixo Carbono, Tarifação Urbana, e Educação Ecoveicular. Considerando

tais estratégias de minimização das emissões de gás carbônico no transporte urbano, o

presente trabalho teve como objetivo identificar quais delas, com um menor impacto negativo

na mobilidade, são mais suscetíveis de implantação na cidade de Natal (Brasil). O trabalho

recorreu à análise de políticos, técnicos especialistas e pesquisadores da área, utilizando o

Processo de Hierarquização Analítica (Analytic Hierarchy Process – AHP) como ferramenta de

apoio à decisão. Os critérios de análise utilizados no método foram aspectos técnico, legal,

político, financeiro e de gestão. Foi utilizado questionário eletrônico para a coleta de dados e

planilha eletrônica para seu tratamento. Em relação à hierarquização das estratégias, objeto

principal deste estudo, os entrevistados deram prioridade ao Transporte Público, seguido de

Controle do Uso do Solo, Transporte Orientado à Demanda, Controle de Tráfego, Educação

Ecoveicular, Veículos de Baixo Carbono, Tarifação Urbana e Tarifação Veicular. Em relação

aos aspectos considerados, os resultados apontam como mais importantes para o processo

decisório os aspectos políticos e de gestão, e em menor grau de relevância, os aspectos legais,

técnicos e financeiros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346279 - ENILSON MEDEIROS DOS SANTOS
Externo à Instituição - LEONARDO HERSZON MEIRA - UFPE
Interno - 1753722 - LUCIANO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 29/08/2014 15:16
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