Banca de DEFESA: LÍDIA MELO BATISTA

DISCENTE: LÍDIA MELO BATISTA
DATA: 28/03/2014
LOCAL: D1A

ESTRATÉGIAS ACADÊMICAS NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE EM NATAL - RN

ENADE; Estratégia acadêmica; Avaliação de desempenho; Instituições de Ensino Superior; Ciências Contábeis.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

O número de instituições de ensino superior no Brasil vem crescendo bastante nos últimos anos. Com isso a preocupação com a qualidade dos cursos ofertados também tem aumentado. Para avaliar essa qualidade do ensino o governo instituiu formas de avaliação e vem aperfeiçoando a cada ano. As instituições, por sua vez, buscam bons resultados nessas avaliações a fim de utilizar como item de vantagem competitiva, uma vez que as notas obtidas por elas chamam atenção de novos clientes. Dessa forma, o presente trabalho buscou analisar as principais estratégias acadêmicas utilizadas na avaliação de desempenho dos cursos de Ciências Contábeis, da região de Natal-RN, no ENADE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, e foi aplicado um estudo de caso complementado por um survey. A parte qualitativa foi obtida através de entrevistas semiestruturadas realizadas com os coordenadores dos cursos e a quantitativa foi obtida através da aplicação de um questionário fechado aos alunos aptos a participarem do ENADE no ano de 2012. Foram estudadas todas as instituições em Natal que possuem o curso de Ciências Contábeis, modelo presencial, sendo ao todo 10 (dez) instituições identificadas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo (entrevistas) e do software SPSS® 18 (survey). Foram utilizados os métodos de análise fatorial, através da análise de componentes principais, com rotação Varimax e normalização Kaiser. Em relação à análise da importância do ENADE sob a perspectiva dos estudantes, foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney. Como resultados da pesquisa, foi identificado que a satisfação dos discentes com a instituição refletiu nos resultados obtidos por esta, bem como, o momento em que foi iniciada a preparação para o exame também refletiu nas notas recebidas pelas instituições.

Externo ao Programa - 349782 - AFRANIO GALDINO DE ARAUJO
Presidente - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS