Banca de QUALIFICAÇÃO: KARITA GOMES BEZERRA DOS SANTOS

DISCENTE: KARITA GOMES BEZERRA DOS SANTOS
DATA: 18/09/2013
LOCAL: Hotel PraiaMar

ANÁLISE DA EFICIÊNCIA NOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS NO ASPECTO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA UTILIZANDO A ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS

Núcleo de Inovação Tecnológica, Transferência de Tecnologia, Análise Envoltória de Dados.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia de Produção

O crescimento dos investimentos públicos em Ciência, Tecnologia e Inovação no país e a dificuldade de se transformar o conhecimento em benefícios mais diretos à sociedade geram uma necessidade de se estabelecer um canal permanente entre a academia e o setor empresarial. As políticas públicas para o desenvolvimento da inovação no Brasil têm estimulado a pesquisa nas ICTs e também nas empresas. O grande volume aportado, principalmente, por meio dos fundos setoriais e pelos mecanismos de isenção fiscal tem trazido um volume substancial de recursos para a pesquisa e desenvolvimento no País. Zelar pelo conhecimento gerado no ambiente acadêmico e a sua adequada transferência para a sociedade é missão dos NITs. Portanto é de interesse acadêmico, do governo e da sociedade avaliar se esses recursos públicos estão sendo eficientemente aplicados. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a eficiência dos investimentos do programa de inovação tecnológica aplicado nos Núcleos de Inovação Tecnológica das Universidades Públicas Brasileiras. A pesquisa será desenvolvida nas Universidades Públicas Brasileiras que possuir o NIT, sendo conduzida por meio de uma survey, utilizando como meio de coleta um questionário estruturado, com o propósito de coletar dados primários necessários para a execução da técnica Análise Envoltória de Dados. Para atingir o objetivo proposto, formulou-se um modelo conceitual compreendido por quatro hipóteses. O plano populacional contempla, inicialmente, 27 núcleos de inovação tecnológica (ou órgão equivalente) das Universidades Públicas Federais Brasileiras. Para validação das hipóteses de pesquisa será utilizado dois testes estatísticos: teste de Mann-Whitney U e teste de Associação Qui-Quadrado. Os resultados contribuirão para o órgão fomentador, identificando quais os NITs aplicaram melhor os recursos públicos em atividades inovativas, como colaborando no direcionamento a futuros investimentos para a maximização dos efeitos, refletindo no aumento da produtividade, eficiência, geração de receitas e na oferta de tecnologias socialmente úteis.

Externo ao Programa - 1494715 - CLAUDIA APARECIDA CAVALHEIRO FRANCISCO
Externo ao Programa - 347303 - MARCIANO FURUKAVA
Presidente - 1777131 - MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
Externo à Instituição - SILVIO F. GOMES JUNIOR - UEZO